Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Debate - artigo de opinião por Leandra Pina

Realizou-se hoje, dia onze de Novembro, o primeiro debate entre listas, que se pode dizer que começou especialmente bem para a nossa lista X. De facto, as nossas propostas de dinamização e descentralização de poder fizeram com que a outrora lista V se aliasse à nossa irreverente lista. Deu-se então início ao debate, que começou com a apresentação das duas listas que agora se candidatam à AE. Ambas com os mesmos objectivos e ideais, ao que me pareceu, mas só uma conseguiu ditar e marcar a diferença, inovar a nível de propostas e mostrar desde já trabalho bem estruturado e estudado. A organização em núcleos e esse mesmo trabalho mostraram a disparidade entre estas mesmas listas, C e X, sendo que acentuámos bem essa diferença!
Críticas à lista oponente surdiram, nomeadamente reparos à sua falta de organização e sobretudo responsabilidade no ano anterior. Sim, não são a mesma lista, mas grande parte dos membros nos cargos oficiais são exactamente os mesmos da antiga lista D, aqueles que tanto prometeram no ano lectivo de 08/09 e que quando concluído o ano, a lista de promessas feitas converteu-se, passo a citar, n’ “a lista de coisas que não fizeram”. Chegada a hora das perguntas do público presente (e diga-se de passagem que a adesão ao mesmo não foi muita), sentiu-se alguma hostilidade para com a lista C, e com alguma razão, um Camões insatisfeito com a AE anterior deu voz à revolta.
Representando a lista oposta, Ricardo Raimundo e João Dias, vice-presidentes de pelouros, pelo que percebi, fizeram o melhor que puderam na ausência do presidente e vice-presidente, mas como disse o único representante da lista que ali vi naquela mesa, ele – Ricardo Raimundo, não pode falar pelos membros da lista. Por entre presidente, vice-presidentes, tesoureiros e vogais, não houve ninguém naquela lista, de estatuto oficial, que pudesse representar e responsabilizar-se pelos argumentos e refutações feitas aos mesmos por parte dos nossos oponentes neste debate que, devo dizer, foi repleto de altos e baixos. Esta desorganização da lista C gerou comentários inoportunos por parte da nossa lista, direccionados ao presidente da oponente, comentários esses pelos quais toda a lista X lamenta e pede as respectivas desculpas. De facto não foi a melhor maneira de agir perante a situação, nós também erramos e certamente que este foi um dos erros, por isso toda a lista pedem as mais sinceras desculpas à lista C e ao seu presidente.
Apesar de todas estas controvérsias faz-se um balanço positivo do debate. As listas deixaram claras as suas propostas e objectivos futuros e exprimiram cada uma a sua mensagem, já no final do mesmo. A nossa é: vem fazer parte de um Camões mais participativo e democrático, vem trabalhar connosco, para ti, por ti, e por uma escola melhor.
Agora cabe-nos a nós tomar a decisão mais acertada! :)

3 comentários:

Anónimo disse...

epá o blog da lista C ta uma merda, eles que vao apanhar no cu. "Pretendemos criar um espaço semanal de Apoio aos alunos, onde todos os alunos se podem dirigir para o esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas escolares", ELES SAO BURROS OU FAZEM-SE?? nao sabem que já temos orientadora vocacional, e há apoios para a maior parte das disciplinas?? vê-se mesmo que quem está nesta puta desta lista nunca foi ao apoio nem á orientadora vocacional. anyway:

para a X ganhar, so tens é de votar
puro lazer e diversao, nao te vao faltar! han han han han
ahahaha

Associação de Estudantes do Camões disse...

Anónimo, cuidado com a linguagem e com os insultos. Por muito boa que seja a intenção do comentário.

De qualquer das maneiras, obrigado por comentares e volta sempre.

Anónimo disse...

Exacto não é preciso recorrer aos insultos..

;)