Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Lista X - texto por Rita Pinto do 10ºG

Todos os anos entram alunos novos em escolas novas. O nervosismo do primeiro dia é algo que salta à vista: grupinhos pequenos vindos de antigas escolas tentam juntar-se ao máximo para passar despercebidos. Há que sobreviver às praxes. O medo e a insegurança que sentimos. É quase tudo novidade.
Se calhar, muitos de nós entram com saudades, saudades da antiga escola, da antiga turma, dos antigos professores, da antiga rotina. Entram e procuram alguém que nos possa mostrar como tudo funciona, como se vive no Camões. Alguém que conheça bem os ‘cantos à casa’.
Associação de Estudantes é um tema do meu interesse como de todos os estudantes. Quero lutar pelo que pode ser melhorado a meu favor e dos meus colegas. E foi através desse interesse que encontrei um conjunto de pessoas que tentam fazê-lo também: a lista X.
Trabalham há meses juntos com um objectivo comum: tornar o Camões mais personalizado, mais de cada um de nós. Mas desenganem-se se pensam que querem chegar lá sozinhos; a nossa ajuda, caloiros como eu, é essencial e é sempre aceite.
E aí reside o verdadeiro valor da Lista X: é um conjunto de estudantes que luta, sempre unido, pelos seus direitos e sem nunca descurar o valor humano de cada um e o contributo que esse mesmo pode dar; um conjunto de pessoas prontas a ajudar e a apresentarem a sua ‘casa’ aos novos membros com boa disposição sempre à mistura.
Caloiros como eu, pensem comigo: o que pode ser melhor do que, quando abrimos uma nova etapa na nossa vida, termos alguém que já passou pelo mesmo pronto a ouvir as nossas opiniões e a lutar connosco pelos nossos interesses? Alguém que vive no mesmo espaço que nós e se propõe a melhorá-lo? Alguém que nunca recusa a nossa colaboração?
Para mim isto é inigualável e este famoso espírito que se sente foi uma das principais razões que me trouxeram ao Camões. Caloiros como eu, vamos olhar para quem tem experiência para um dia sermos nós a dar continuidade a esta luta pelos interesses dos estudantes. Uma escola que se distingue positivamente pelas pessoas que formou na sociedade, uma escola onde a democracia é palavra de ordem, uma escola em que todos são aceites e ouvidos, uma escola onde não pomos o nosso aspecto à frente das nossas ideias. Vamos trabalhar com a Lista X!

4 comentários:

Anónimo disse...

Contem com o meu voto!

ANAS disse...

CONTEM COM O NOSSO VOTO. ASS: ANAS

Anónimo disse...

Não contem com o meu...

Anónimo disse...

Contem com o meu voto.