Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Ambiente no Camões

Reciclar será, com a ajuda de todos nós, o verbo que marcará certamente esta semana e que servirá de mote para a apresentação de um tema multidisciplinar e cuja discussão é incontornável nos nossos dias – o ambiente.

Presentemente, tomamos como adquiridos os mais diversos recursos, numa cultura do inesgotável e do descartável – insustentável – algo que justamente se torna ainda mais visível nos dias festivos por que há pouco passámos.

A reciclagem, passará desta semana em diante, a ser uma realidade na nossa escola e que só poderá ser consolidada, crescendo, com o contributo de cada um. Desmistificando o amarelo, o verde e o azul, procuraremos dar respostas às dúvidas e cultivar hábitos de cidadania, de consciência e de respeito para com a grande casa em que todos vivemos e que partilhamos com uma admirável diversidade de outras formas de vida.

Ao longo desta semana, encontrarão, em primeiro lugar, os ecopontos, e deles partirão acções de sensibilização, debates, novos espaços de descoberta, e a nossa disponibilidade e entusiasmo para responder às vossas dúvidas e ouvirmos as vossas sugestões.

É a soma das pequenas grandes acções de todos que marcará a diferença num planeta que experimenta profundas alterações, cuja responsabilidade nenhum de nós poderá negligenciar.

Convidamos todos a virem descobrir connosco a Terra, a pensar global e agir.



CAMÕES: o núcleo de ambiente

Para participares na dinamização contacta o João Farminhão - 917908269

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa.Mesmo tardia é muito válida.Pensem também em falar com a directoria e reciclarem o material informático e electrónico, inoperacional que exista para abate na escola.
Na BE CRE está ofertado um DVD com o documentário "Home - O mundo é a nossa casa" que é muito bom para utilizarem em projecções para público.

Unknown disse...

E que tal um concurso? Prémio no final do ano para a turma que mais reciclou ou dinamizou acções de reciclagem durante o resto do ano lectivo.Uma forma também de levar a àgua a quem deve beber..e já que se fala de àgua.Não esquecer campanhas de sensibilização à utilização inteligente dos recursos, neste caso da àgua e da electricidade.E se falamos em electricidade, energia, que planos existem para as futuras obras na escola neste sentido? Estarão projectados a instalação de painéis solares fotovoltaicos?

Anónimo disse...

Spiralya,

O núcleo de Ambiente vai ponderar as sugestões e toda a AE as agradece desde já. Pessoalmente gosto bastante, principalmente a do concurso.
Queria pedir um favor, posso utilizar o separador de vídeo dos 100 anos que fizeste para por num vídeo de sensibilização para a reciclagem?

Obrigado,
Pedro Feijó

João Farminhão disse...

Spiralya,

São de facto excelentes ideias. Em relação ao lançamento do concurso seria uma maneira adicional de fazermos com que a implementação do projecto da reciclagem ganhasse raízes mais fortes nesta fase de arranque, podendo também vir a contribuir certamente para um aumento do volume do reciclado.
Em relação a um plano de "verdeficiência" da escola é altura de recolher sugestões como as tuas e reuni-las a outras como a revitalização do jardim e a criação de tanques de recolha de água das chuvas entre outras...
Convidamos-te a vir discutir connosco estes e outros problemas e ajudar-nos a tornar o Camões mais verde.
Amanhã, e ao longo desta semana os colaboradores do núcleo estarão em acção de divulgação em vários pontos da escola, por exemplo no bar, estás mais que convidada a vir ter connosco para falarmos um pouco mais.

João Farminhão in núcleo de ambiente

joao.farminhao@gmail.com

Unknown disse...

Podem utilizar o material video que pretenderem.Tudo por uma boa causa....Carlos Vargas ( aka Spiralya)

Anónimo disse...

ponham la as fotos e videos da festa de uma vez!