Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

RGA - Acta

Ao vigésimo segundo dia do mês de Janeiro de dois mil e dez, pelas onze horas e quarenta e cinco minutos, reuniram-se os alunos da Escola Secundária de Camões, em Assembleia Geral, com a seguinte ordem de trabalhos:

Primeiro ponto: eleição da mesa da Assembleia Geral.

Segundo ponto: explanação e discussão dos projectos a cargo da Associação de Estudantes, do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico.

Terceiro ponto: exposição e debate de propostas e tópicos levantados pelos alunos para posterior votação.

No que diz respeito ao primeiro ponto, foi eleita, com centro e trinta e cinco votos a favor, setenta e um votos brancos e vinte e quatro votos nulos a lista A, composta por três alunos do décimo segundo A – por ordem alfabética, Diogo Gaspar (vice-presidente), Inês Santos (vice-presidente) e Rodrigo Dias (presidente).

Quanto ao segundo ponto, Pedro Feijó explanou alguns dos projectos a cargo da Associação de Estudantes, publicitando o blog e o fórum. O núcleo de Ambiente, na voz de João Farminhão, divulgou as suas acções, nomeadamente a campanha de reciclagem e os variados dias festivos dedicados a datas ambientais. Rita Gutierrez definiu os pormenores concernentes ao Cartão Camões, cartão que garante aos alunos da Escola Secundária de Camões uma série de descontos e benefícios em lojas da zona adjacente. Sérgio Rocheteau aclarou as funções do Conselho Geral, órgão para o qual foi eleito no início do ano lectivo, explicitou as tarefas do Conselho Pedagógico e apelou à participação dos alunos neste tipo de iniciativas. Dinis Lourenço, organizador do movimento Improva lá, Camões!, explicitou o tipo de flash mobs a efectuar no decurso do corrente ano lectivo: multidões reúnem-se num instante, efectuando determinada acção em simultâneo e em sincronia, para surpresa dos restantes transeuntes.

Do terceiro ponto constou a discussão de oito assuntos: abolição dos toques de entrada e saída – medida acompanhada pela compra de relógios para pôr em todas as salas e nos pátios; permissão da estadia dos alunos no espaço em frente à Escola e no Jardim das Flores; passagem do cartão passar a ser desnecessária para acesso aos serviços da Escola – bar, papelaria, etc.; criação de um quadro de honra, do qual constam todos os alunos considerados meritórios de homenagem, quer por feitos escolares como por serviços prestados à Escola; criação de uma disciplina com o propósito de incentivar a participação democrática e a consciencialização política, com carácter não curricular e não aumentador da carga horária (uma das maiores da Europa); existência de aulas de substituição; abolição do actual modelo de Exames Nacionais; instalação de câmaras de vigilância nas escolas, com carácter obrigatório, a nível nacional.

Após a discussão destes temas, foi divulgada a manifestação, orquestrada pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB), a realizar-se no dia quatro de Fevereiro.

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião e lavrada a presente acta.

Rodrigo Dias, Diogo Gaspar e Inês Santos

1 comentário:

António disse...

não é direcção é delegação