Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Manifestação de ontem


Lamentamos que a comunicação social não tenha divulgado mais a manifestação de ontem.

A AE Camões orgnizou, juntamente com outras AEs, um protesto criativo à frente do ME (Ministério da Educação): construímos uma sala de aula em que todos os alunos tinham fita-cola negra a tapar-lhes a boca. Pretendiamos demonstrar a falta de possibilidade de participação democrática que a legislação dá.

Devido à carta que enviámos há alguns dias, fomos recebidos pelo ME. O resumo da reunião será postado brevemente.


Convém referir que muitos dirigentes associativos falaram da abolição dos exames naconais como sendo uma reivindicação da manif, quando não o eram. Pessoalmente considero isto uma falta de respeito pela democracia por todas as AEs que se juntaram no ENAEESB em Fevereiro e chumbaram uma moção que apoiava a abolição dos exames nacionais.

Por enquanto ficam os links de algumas notícias sobre o Dia do Estudante:
http://www.tvi.iol.pt/mediacenter.html?mul_id=13237172&load=1 II parte, 3:20 min
http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=1098&e_id=&c_id=1&dif=tv&dataP=2010-03-24 2ª Parte, 11:50 min
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1527856
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/dia-estudante-tvi24-protestos-alunos/1149795-4071.html
http://publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/alunos-do-secundario-e-superior-manifestamse-associacoes-universitarias-de-fora_1429113
http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=7803CC2BEAB4DB46E0400A0AB8002557&opsel=1&channelid=0


E tu? Foste à manif? Porquê?

Se sim, o que achaste?


Se tiveres fotos do protesto por favor envia-as para aecamoes@gmail.com
Pedro Feijó, 12ºA

6 comentários:

Inês Andrade disse...

Fui à manifestação e gostei muito. Foi uma experiência diferente para mim, acho que foi bem organizada e concordo com a maioria das reivindicações. Bom trabalho ae!


Já agora aproveito para dar os parabéns aos organizadores da festa do avesso! Foi uma noite espctacular e diverti-me imenso! Continuem assim!

Bjs

Miguel Alexandre disse...

"Lamentamos que a comunicação social não tenha divulgado mais a manifestação de ontem."

É algo já habitual, a censura por parte da comunicação social à luta estudantil. Mas pior é quando se aproveitam da luta para a descredibilizar, expondo apenas as "opiniões" de alunos não muito interessados nos seus direitos (que não sabem quais as reivindicações, que não têm argumentos), que são uma minoria mas que os media usam para a criação de generalizações erradas.

Infelizmente, e embora tenha sido distribuída propaganda à greve alguns dias antes, a participação à greve na minha escola, em Tomar, foi praticamente nula. Talvez por desinteresse, talvez por ter havido uma greve em Fevereiro, mas penso que principalmente porque a AE da minha escola está a seguir um rumo errado, parece-me, não está a ouvir os alunos.

Quero também aproveitar para dar os parabéns ao autor deste "post", Pedro Feijó, pelas declarações ontem no programa Prós e Contras.

Associação de Estudantes do Camões disse...

Inês, obrigado pela tua opinião! :D
Ainda bem que gostaste tanto da manif como da festa. A ideia de ambas era ser isso mesmo que tu sentiste! :)

Miguel,
tens toda a razão quando acusas os media de forçar criar essas generalizações. E fico um pouco incrédulo quando há acções tão criativas (a nossa sala de aula, o xadrez em coimbra, etc...) e a comunicação social lhes dá tão pouco valor.
Por outro lado, existem de facto muitos alunos que não sabem o que estão a fazer na manif. É por isso que estas acções são tão importantes: ajudam a consciencializar as pessoas em casa e na manif em vez de as por simplesmente a gritar e a fazer moches (os da manif, não os de casa -.-).

Quanto à tua escola: não é a única. Aliás, é assim que acontece na maioria das escolas. A única forma de reverter a tendencia, penso eu, são movimentos organizados de estudantes (ou até de estudantes com profs e/ou funcionários). Se tiveres tempo e cabeça para isso junta um grupo de colegas e comecem a fazer algumas acções dentro da escola (debates, torneios, acções de protesto, etc...). Também deves tentar comunicar com a tua AE: há muita gente não Camões que também se queixa que nós não os ouvimos, mas na verdade eles é que não falam connosco.
Isto é a minha opinião, mas o panorama muda de forma radical de escola para escola.

Depois deixa notícias ;)

Pedro Feijó
PS: obrigado pelos parabéns. Estava-me a passar: nunca vi um debate com tantos "prós" e tão poucos "contras". Viciado, viciado...

Inês disse...

Concordo com o Miguel, gostei muito da tua intervenção no programa, conseguiste dar a volta ao debate, expor as ideias por que lutas à tanto tempo. Também partilho da opinião de que a mesa era muito homogénea em termos de posição em relação aos alunos. Achei as participações dos espectadores pouco interessantes e estruturadas, ainda bem que te deixaram falar xP. Mas acho que se andou muito à volta dos mesmos assuntos e não se chegou a grandes conclusões. Não sei se é bem a realidade, mas para mim um bom debate é aquele que nos faz pensar de várias formas acerca de um tema e a partir do qual se possam formar algumas conclusões importantes....

Também fiquei desiludida com a nossa "aparição" no jornal da noite, estava à espera de mais detaque (nós devíamos ter sido a notícia de abertura, não o raio do Hulk! Afinal portugal é um campo de futebol ou quê?) e de melhores imagens e entrevistas, os que sabiam falar mal apareceram.

Miguel Alexandre disse...

Inês:
Para muita gente neste país, aconteça o que acontecer, desde de que o Benfica seja campeão está-se tudo nas tintas... :)

Inês disse...

xD