Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cout(ad)inhos

Era este o título do artigo que mandei para a direcção do Correio da Manhã, utilizando o meu direito de resposta ao artigo escrito por Pereira Coutinho a 2 de Abril.
Depois de uma luta para fazer com que o CM respondesse, finalmente publicaram o artigo (mas sem o título). Ficam aqui ambos, comentem!

02 Abril 2010 - 00h30
A voz da razão
A democracia do Feijó


Que dizer das alterações ao Estatuto do Aluno? Pais e sindicatos concordam. Mas há sempre quem discorde: os alunos. Basta ouvir Pedro Feijó, representante nacional dos ditos. Na opinião do menino Feijó, as alterações propostas são ‘uma listagem de maneiras de punir os alunos’ e não, como ele gostaria, ‘uma forma de integrar os estudantes na participação democrática nas escolas’.
Deixemos de lado a punição, que aliás só peca por modesta ao não prever a reprovação por faltas ou a exclusão do sistema de puros delinquentes. O pensamento do menino Feijó é sobretudo um auto-retrato do naufrágio educativo. Porque a indisciplina e a mediocridade do nosso ensino são um produto directo deste romantismo para o qual as escolas não são instituições dotadas de autoridade e hierarquia. São uma festa permanente onde docentes e discentes estão ao mesmo nível e, quem sabe, até trocam de lugar várias vezes ao ano. O menino Feijó quer mais ‘participação democrática’. Infelizmente, o ensino português só terá futuro quando as escolas deixarem de ser espaços democráticos onde a canalha manda.
João Pereira Coutinho, Colunista





21 Abril 2010 - 00h30
Opinião
Resposta a Pereira Coutinho

Quando eram jovens, os meninos coutinhos eram "canalhas", como hoje nos chamam. Agora que são adultos, os coutinhos têm filhos "canalhas", sobrinhos "canalhas" e amigos com filhos "canalhas". Eu adoraria pensar o contrário, mas a verdade é que, se assim não fosse, os coutinhos saberiam que há nas escolas imensos jovens fantásticos e conscientes, que só não participam mais na construção das mesmas porque têm as mãos atadas pela legislação.
Aos coutinhos eu direi que é preciso uma escola que seja uma comunidade consciente e compreensiva. Um espaço oportuno de democracia que combata o país conformista que temos. E questionar-lhes-ei ainda se achariam justo serem tratados por documentação importante, como é o Estatuto do Aluno, como seres padronizados sem a real oportunidade de participação e representação democrática. Afinal de contas: Qual é a Democracia dos Coutinhos?
Aos jovens conscientes, e há-os por aí mais do que pensam, faço um apelo para que se juntem, se informem e para que lutem pela democracia nas vossas escolas e faculdades. Para cada jovem que constrói haverá sempre um coutinho a destruir. A nossa construção? Podem vê-la em Xcamoes.blogspot.com.
Pedro Feijó, Associação de Estudantes da Escola Secundária de Camões

2 comentários:

simaraoptor disse...

Eu concordo com o Sr. Coutinho :D ele é a prova viva de que o ensino português é capaz de produzir verdadeira escumalha, pretensão e lixo sofistico.

Miguel Alexandre disse...

Por acaso na altura li o artigo na net (poucos dias depois do Prós e Contras sobre a educação) e fiquei a pensar como boa parte da sociedade tem uma ideia muito errada do que se passa nas escolas. A projecção dada a alguns casos graves, não tão pontuais como seria desejável mas ainda assim pontuais, faz com que boa parte das pessoas pense que a escola de hoje é a tal "festa permanente" que obviamente não é.

Choca-me um pouco ouvir falar na "exclusão do sistema de puros delinquentes". Mas que é isto? O que é que se pretende? Combater a delinquência... com exclusão?! Fechando portas a esse aluno, pondo em risco o seu futuro?

Dizer que os alunos mandam na escola é uma acusação grave tanto para nós como para os professores.

Parabéns pela resposta, gostei bastante. Pena que não tenham publicado o título. :D