Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Petição CONTRA O ABATE DAS ÁRVORES DO ANTIGO LYCEU CAMÕES

Tendo em conta a proximidade da remodelação do edifício da nossa escola e o projecto apresentado para a mesma, nomeadamente no que toca ao abate das árvores existentes, o Núcleo de Ambiente da AE Camões decidiu lançar uma petição. Lê, e assina e divulga se concordares :)

Clica Aqui para ASSINAR A PETIÇÃO


Petição CONTRA O ABATE DAS ÁRVORES DO ANTIGO LYCEU CAMÕES

Para:Responsáveis pela remodelação da escola

CONTRA O ABATE DAS ÁRVORES DO ANTIGO LYCEU CAMÕES

Depois de cem anos de história do Lyceu Camões o plano de remodelação deste edifício, obra que será gerida pela Parque Escolar, pretende abater grande parte, senão todas, as presentes árvores da nossa escola. Porque as árvores do Camões fazem parte de um património identitário incontornável é urgente a sua preservação.

As árvores, nomeadamente os plátanos, são um elemento fundamental para a interpretação do espaço e do tempo da escola, a nível paisagístico, de fruição colectiva de uma zona verde singular, e a nível patrimonial e histórico, como motivo agregador de atenções de todos aqueles que com elas contactaram, de onde inclusive, resultaram referências literárias directas à sua presença. São insubstituíveis naquilo que hoje representam.
A “Alameda das Tílias” é outro conjunto de árvores que corre sério risco, assinalável no contexto de memória do espaço e do tempo da escola. Contribuem também para uma ambiência característica, para um microclima urbano e um controlo da passagem das estações do ano que experienciamos.
Entre as árvores que encontramos na escola destaca-se ainda a presença de um exemplar, uma coralina, digna de registo no contexto arbóreo da cidade de Lisboa. A coralina faz parte de um património botânico associado às origens da escola, ao seu primeiro reitor, Ruy Telles Palhinha, sendo um eco da sua paixão.

Tendo em conta tudo isto, porque as árvores do Camões são seres vivos com História que respeitamos, vimos por este meio expressar a nossa vontade: queremos que estas árvores continuem a ocupar o seu lugar na escola.

Sem comentários: