Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago morreu.

Queria deixar o nosso panfleto de final de ano como mensagem inicial do blogue durante algum tempo. O que lá deixámos escrito é um apelo a todos e um balanço muito importante que fizémos do ano. Agradeço que leiam com atenção.

No entanto, não posso deixar de fazer um post sobre este grande escritor, e esta grande pessoa, que nos deixou hoje.
Este foi o ano em que melhor fiquei a conhecer a sua obra, com o estudo do Memorial. E talvez por isso sinta mais pesada a sua morte. Mas a verdade é que não posso deixar de sentir que era uma daquelas pessoas que está lá no dia-a-dia. A sua existência era, de certa forma, reconfortante.

Aconselho que leiam a página sobre as polémicas de José Saramago http://www.publico.pt/Cultura/cronologia-as-polemicas-de-jose-saramago_1442502, e deixo-vos um dos seus vídeos de que mais gostava, e que penso não ser muito conhecido (como não podia deixar de ser, fala sobre democracia :) ):

1 comentário:

Anónimo disse...

Fala a demagogia em pessoa: José Saramago. E eis a sua frustração: não se discutir demagogia nem totalitarismo. Ah, mas esperem, é para reforçar os laços de toda uma comunidade para conferir um novo rumo ao seu embrutecimento. Realmente, ele tem razão, discute-se pouco democracia! Mas porquê? Por oportunistas como ele que se negam todos os dias. Afinal, é a ironia da vida com os acenos da mediocridade do populismo.