Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"É a diferença entre a X e a C"

Há uma escola. Onde vai ser eleita a nova Associação de Estudantes (AE). Então, pequenos grupos juntam-se e formam listas candidatas. Estas listas fazem campanha e, no final, aquela que tiver tido a melhor ganha e passa a poder dizer “somos a AE”. Durante o resto do ano esta lista não faz nada, por um lado porque os alunos não respondem às poucas iniciativas feitas, por outro porque a lista não tem a organização, a informação, a dinâmica e a experiência necessárias para ser AE.
Quem ainda não ouviu esta história? Infelizmente é algo semelhante a isto que acontece todos os anos em várias escolas por todo o país. Já todos conhecemos as típicas salas de AEs que viram campos de futebol ou casinhas de fumo, já todos ouvimos falar dos desvios de dinheiro em órgãos de representação e já todos sentimos na pele a inércia dos supostos “representantes responsáveis”: quando há um problema ninguém está lá para nós.
Parece-me que há duas causas para isto acontecer. A primeira é o facto de as pessoas votarem como se se tratasse de um concurso de acções de campanha. A segunda é que muitas listas candidatam-se não com o objectivo de mudar a escola, mas sim o de ganhar a AE. E, por isso mesmo, assim que lá chegam ficam paradas o resto do ano.

Na próxima semana as coisas podem mudar no Camões porque existe uma lista que vai mudar verdadeiramente a escola: a Lista X. Nós não prometemos mudar a escola, nós já o começámos a fazer há muito. E não foi com o objectivo de cargos de destaque: há dois anos que eu e outros elementos da X trabalhamos no Conselho Pedagógico sem pedir nada em troca, este ano também mais membros da X estão no Conselho Geral, e ao longo de todo o ano que passou muitos de nós dinamizaram a escola até mais que a própria AE. Isto é a prova de que não falamos sem dizer o que não sabemos: todos estamos empenhados e vamos dar a volta às coisas como elas estão, a começar pela falta de Democracia de qualidade.

Campanhas? Há diferenças. É a diferença entre fazer actividades com os alunos ou encomendá-las às empresas. É a diferença entre fazer as faixas e as t-shirts ou mandá-los fazer à custa de bastante dinheiro. É a diferença entre tentar explicar as ideias e o conteúdo aos eleitores, ou saber que só se ganha pelo aspecto. É a diferença entre a X e a C.
Queres ver trabalho? Compara os blogues e vê quem trabalha e como! Xcamoes.blogspot.com e listaccamoes.blogspot.com.


No final a decisão é tua, e quanto mais informação tiveres melhor. Sexta-feira vem ao debate às 15h00 no auditório!

Eles têm o dinheiro mas nós temos o trabalho.
Tu tens o voto!
O que achas que faz mais falta na AE do Camões?


Pedro Feijó, 12ºA

105 comentários:

João de Matos disse...

Parabéns pelas palvras!

De facto, como tu dizes: "Eles têm o dinheiro mas nós temos o trabalho."
Penso que podemos ver esta frase a ser repetida vezes e vezes sem conta no nosso Camões, apenas ao comparar as duas campanhas.

As faixas da Lista X foram feitas pelos membros da mesma. As frases que nelas se encontram são originais e da autoria de membros da melhor lista.
Vemos uma Lista X que ganha eleitores pelas suas ideias inovadoras, e por querer mudar o Camões com os seus eleitores.

Opondo-se à Lista X, vemos a Lista C, que encomenda (através de voltuosas quantias de dinheiro, vou supor) os seus cartazes a empresas qualificadas à feitura dos mesmos.
Vemos também que nenhuma das frases de campanha da Lista C são provenientes de pessoas dessa mesma Lista, mas antes slogans de marcas conhecidas, diferenciando-se apenas por incluirem lá "Lista C".

Conclusões a retirar de ambas as campanhas:
-A Lista X é uma lista que quer melhorar o Camões, e que dispõe de tempo, vontade e sobretudo determinação para o fazer.

-A Lista C vai tentar "comprar" o Camões, sem nenhum tipo de originalidade (não sei se já referi que a Lista C tem os melhores rabos...)

É com estas conclusões que vos deixo um abraço, na esperança de que continuem a fazer o excelente trabalho a que se propuseram.

João de Matos

DSB disse...

Que futilidade de comentario, a serio. Não só fazes ataques sem qualquer fundamento á lista C como tambem defendes sem qualquer tipo de argumentos que o justifiquem que a tua lista é a melhor.

Notei bastante que criticam os slogans da lista C e ainda bem, significa que ficam na cabeça das pessoas e que sao chamativos.

Ca para mim, isto é tudo dor de cotovelo (vou supor tambem como tu)porque simplesmente, a C fez uma campanha que agradou a todos os alunos, exeptuando a voces que só têm criticas a apontar. Esperava que houvesse mais gente com "cabecinha" nessa lista, mas afinal, e exeptuando algumas pessoas que demonstram algum tipo de valores, sao apenas cordeirinhos de um rebanho que seguem incondicionalmente o seu pastor.

Para ser honesto, antes do 1º debate, ia votar X, mas com o desenrrolar das coisas, a C foi ganhando o meu voto nao so por merito deles, mas tambem por incoerencia e , desculpem-me o termo, parvoice vossa.

O meu voto de boa sorte para as eleiçoes e os meus mais sinceros cumprimentos,

DSB

Sr. Banana disse...

DSB, em relação aos slogans, o facto de algo ficar na cabeça e ser chamativo por alguém o criticar não é assim tão bom. Levar um soco ou um pontapé é igualmente chamativo e fica na cabeça (especiamente se FOR na cabeça) e acho que concordamos que não é uma coisa positiva.
Dizer que a campanha agradou a todos exceptuando nós "que só temos críticas a apontar" é um abuso. Houve coisas que eu gostei na campanha da C(a miúda dos Buraka, bem jogado;)) Mas também houve coisas que não foram grande coisa. E isso é q tem d se criticar.

DSB disse...

Socos e pontapes, que grandes argumentos a serio. Eu tambem tenho muitas coisas a apontar na vossa campanha, a falta de dinamismo é so um exemplo, pois no 1º dia nao vi quase nada e no 2º dia, apesar de ter sido bom num ponto de vista geral, nao atraiu muitos alunos, e penso que esse é o maior objectivo de uma campanha, nao negem isso agora.

E sim, eu aqui so vi criticas, nada de elogios. tanto no texto do Pedro como nos vossos comentarios. Nao vos vi até agora, tirando tu senhor banana, a apontar coisas boas que foram feitas na 5ª feira. E ainda bem que gostas-te da Petty, ela é so uma prova do dinamismo que esta lista demonstra fazer. Nao tenho mais nada a dizer nem a apontar, apenas so queria dizer que deviam de pensar bem naquilo que dizem e nas acçoes que tomam. Este tipo de atitudes e de criticas so vos fica mal e passa aos alunos muito provavelmente o objectivo oposto ao que voces querem fazer. E com esta me despeço de voces. Mais uma vez os votos de boa sorte para as eleiçoes. Que os alunos escolham a melhor lista ;)

Cumprimentos, DSB

Unknown disse...

Ambas as listas têm propostas idênticas. Ambas conseguem realizar o proposto e apresentado, embora de maneiras diferentes.

Assisti aos dois debates e considero que todo este jogo do "diz q disse e diz q não disse" e ataques a a.e. do ano passado tornaram esta campanha cómica de se assistir.

No 1º debate vemos a Lista V a desistir, a Lista X atacar a lista concorrente (Lista C) pq o presidente e vice-presidente não estavam presentes, embora num debate uma lista pode ser representada por qualquer membro da lista a concorrer. Vemos também ataques pessoais pela mesma lista X com sentidos irónicos. Mas onde ficaram as propostas?! Onde ficaram os interesses dos alunos? E expliquem-me a grande insistência de se lavar roupa suja em público?!
Mais tarde, vemos um pedido de desculpas por parte da Lista X. Assistimos a uma boa campanha de ambas. Uma com um notório trabalho manual realizado pelos membros da lista X, como faixas, t-shirts, etc. assim como apresentações de animadores (Danças, trampolim, animação circense) assim como oferta de pines e t-shirts. Outra, como uma apresentação mais sofisticada em faixas e t-shirts, tendo também apresentações de animadores (Danças, animação circense, Dj's de vários estilos, mágico) assim como jogo lúdico e oferta de sumos, guloseimas, bolos e t-shirts.
No dia do último debate, a maioria dos alunos são confrontados como um papel escrito pelo presidente da lista X (Feijó) como um ataque subtil à lista concorrente e também à a.e. do ano lectivo 2008/09.
Por fim, no debate todos os alunos assistem ao final deste espectáculo com a defesa de dois membros da a.e. do ano passado (que se encontram em cargos oficiais da lista C), em que estes por pouco tempo conseguiram falar sobre as propostas que pretendem cumprir e o restante tempo a darem a cara pela prestação de TODA a A.E. do ano lectivo anterior. Mas mais uma vez, volto a perguntar, onde ficaram as propostas da lista X? E será que a Lista C conseguiu falar de todas as suas propostas (devido a todo o enredo durante os dois debates?). E há que acrescentar que as propostas ouvidas apenas pela lista C, aconteceram, pq um dos membros do auditório perguntou por elas!

Caros alunos do Liceu Camões, dito isto, pensem novamente! Não tomem ambos os representantes das duas listas como garantidos. Visto que o papel escrito e espalhado no dia do último debate foi elaborado pelo presidente da lista X, logo é uma acção independente, mas este, quer queira ou não representa todos os membros da sua lista. Será que todos concordam com esta atitude? Quantas mais atitudes como estas vindas de um presidente poderão acontecer?! E mais tarde, este mesmo não terá respostas como "Peço desculpa pelo que disse" como já fez anteriormente ou "falo por mim e não pela lista" (conveniente). Acredito que consiga realizar as suas propostas com a sua equipa, mas esperemos, caso ganhe, que não tenha atitudes como esta, entre outras, pois não são estes os comportamentos que representam todos os alunos deste liceu.
Quanto ao presidente da lista C, Garret, por mais que tente tem a rótulo de "nada faz" porque pertenceu à a.e. anterior. Este, pelo que vi, surpreendeu muitos dos alunos, inclusive a mim com toda a sua campanha, desde muitas caras novas e o facto de no seu 1º dia nada fez e no seu último dia fomos todos bombardeados com muita animação e sem ataques para com a lista concorrente! É de lamentar serem atacados constantemente por um passado que não lhes diz respeito.

Mais uma vez, alerto para não tomarem os participantes como garantidos. Estes encontram-se em novos postos de responsabilidade. Ambos têm pessoas que querem TRABALHAR, fazer mais, mais e mais. Agradar a todos os alunos respondendo a todas as suas necessidades e surpreender todos estes tornando a A.E. do Liceu Camões uma diferente A.E.! Qual a melhor? Será difícil responder, pq apenas uma poderá colocar as suas propostas em prática. Está nas tuas mãos o poder do voto, ÉS TU quem vai ajudar a decidir.

Mas depois de todo este teatro, Lista C tens o meu voto!

Angélik Sherry

Anónimo disse...

Eles têm o dinheiro mas nós temos o trabalho.


se se votar na lista c aparentemente tem-se o melhor dos dois mundos: patroes, dinheiro e operários
caso a lista c se lembre de propor isto vamos ter um esplêndido ano lectivo
Há quem esteja disposto a pagar e há quem esteja disposto a trabalhar, oxalá fosse assim em todo o lado

afinal o pedro feijó estava a apelar ao voto na lista c e mostra que os seus ideais não são tão blocoesquerdistas como se possa pensar

isto é só progresso
genial, bonito, lindo


eu vou explicar:
essencialmente este papel foi um insulto à inteligência dos alunos do camões, mostra pobreza de ideias, complexos por falta de protagonismo, protagonismo esse que se desvaneceu devido à bela campanha feita pela lista c, apodrecimento de valores. Se é com este tipo de atitudes que se vão vencer as eleições na escola secundária de camões então eu tenho vergonha de estar numa escola onde as pessoas se deixam orientar por estas ideias mesquinhas e vazias


pouco pedro feijó, pouco
em relação à manada prossigam com o vosso óptimo trabalho a seguir o senhor pastor, mas não se cansem com tanto dinamismo

beijocas para o feijocas, e não me revelo.

santa-rita disse...

"E ainda bem que gostas-te da Petty, ela é so uma prova do dinamismo que esta lista demonstra fazer."

Não, meus queridos, ela é só (mais) uma prova de que o dinheiro e os contactos conseguem salvar uma campanha. Dinamismo é estar a trabalhar desde Junho. Dinamismo é estar constantemente a abrir os braços a pessoas novas. Dinamismo é saber que podemos contar com cerca de sessenta pessoas se quisermos fazer alguma acção. A isto chama-se dinamizar uma escola. Não é ligar à TMN e dizer-lhes "despejem aqui as vossas coisas, queremos concorrer à AE". Ah, e parabéns. Deve ter sido a primeira vez que perdi o meu tempo a tentar "discutir" com alguém que escreve "gostas-te".


(Isto de se ser anónimo é fantástico. Aparece gente com cada uma...)

Unknown disse...

"Não, meus queridos, ela é só (mais) uma prova de que o dinheiro e os contactos conseguem salvar uma campanha."

Quem te garante que se pagou?!


"Dinamismo é estar a trabalhar desde Junho. Dinamismo é estar constantemente a abrir os braços a pessoas novas. Dinamismo é saber que podemos contar com cerca de sessenta pessoas se quisermos fazer alguma acção. A isto chama-se dinamizar uma escola. Não é ligar à TMN e dizer-lhes "despejem aqui as vossas coisas, queremos concorrer à AE". Ah, e parabéns. Deve ter sido a primeira vez que perdi o meu tempo a tentar "discutir" com alguém que escreve "gostas-te"."

É verdade que trabalharam bastante, não digo o contrario, mas isso não implica que não haja dinamismo na lista C. Muitas reuniões foram feitas, estiveram sempre dispostos a abrir os braços a várias pessoas, como também todos têm a noção que todos os que trabalharam para a lista vão realmente fazer alguma coisa. Cara Ana, o factor da TMN não foi como dizes. Nunca se deve falar do que não se sabe!

Acredito que esta nova lista (C) realmente consiga fazer o que prometeu. Novas pessoas, novas vontades, novas forças, novos acontecimentos!

Quanto à imagem que os membros da lista C possam passar, lamento que seja o que pensas, mas gostaria que relembrasses que não se deve julgar um livro pela capa, assim como espero q não te julguem pelos variadissimos comentarios que fizeste ao longo deste blog. Concerteza não te resumes ao que transpareceste aqui!

Para terminar, volto a reptir o que já dissera em outro comentario "Mais uma vez, alerto para não tomarem os participantes como garantidos. Estes encontram-se em novos postos de responsabilidade. Ambos têm pessoas que querem TRABALHAR, fazer mais, mais e mais. Agradar a todos os alunos respondendo a todas as suas necessidades e surpreender todos estes tornando a A.E. do Liceu Camões uma diferente A.E.! Qual a melhor? Será difícil responder, pq apenas uma poderá colocar as suas propostas em prática. Está nas tuas mãos o poder do voto, ÉS TU quem vai ajudar a decidir. "


Angélik Sherry

Anónimo disse...

"Dinamismo é estar a trabalhar desde Junho. Dinamismo é estar constantemente a abrir os braços a pessoas novas. Dinamismo é saber que podemos contar com cerca de sessenta pessoas se quisermos fazer alguma acção."
errado
Dinamismo- s. m.- sistema filosófico que identifica a matéria com a força; energia; actividade; potência

no dicionário nao fazem nenhuma referência a 60 pessoas ou trabalhar desde Junho, mas provavelmente o dicionário está errado e quem sabe é a Ana

na vossa campanhazinha medíocre não vi energia nem actividade e muito menos potência portanto não sejam assim, estão a tornar-se hilariantes

Li disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Votar C? Quem é que vota numa lista que afirma que: "A comparação é o desespero crítico!"

Isto só pode ser uma piada, ou a lista C não sabe o que é um debate ou então estavam à espera de palmadas nas costas e de abraços.

É assim meus amigos, quando duas listas concorrem para uma AE, concorrem com o mesmo objectivo mas de maneiras diferentes, se não fosse de maneiras diferentes então só havia 1 lista. E se concorrem de maneiras diferentes é porque há ideias diferentes e porque as coisas que propõem a fazer são realizadas de maneiras diferentes.

O objectivo de todo aquele debate é COMPARAR o trabalho feito pelas listas e como é que esse trabalho foi feito. Afirmar peremptoriamente a meio de um debate que a comparação é o desespero crítico é ridicularizar a lista toda, é mostrar que não fazem a mínima ideia do que é um debate porque naquele debate o que se comparou foram ideias, objectivos, maneiras de fazer as coisas, e é com base nessas comparações que os eleitores vão decidir qual a melhor lista! Não foram "ataques", foram críticas e depois aparecem aqui a dizer que a lista X ataca a lista C, isto é a piada total eu devo viver noutro mundo, "eh a lista X faz anti-campanha" "eh a lista X faz contra-campanha". Chama-se debate e é uma comparação entre 2 listas, uma que já provou ser organizada e que está a trabalhar desde o verão, outra que se sente ofendida e atacada por tudo e por nada.

Depois ouve-se o presidente da lista C a afirmar "este papel é imoral". E eu pergunto o que é imoral? Sexta feira foi dia de campanha mútua e como tal o Pedro Feijó distribui um papel no qual ele dá a sua opinião com o propósito de esclarecer as diferenças entre a C e a X. Aquele papel de imoral não tem nada, é um papel informativo mas mais uma vez a lista C sentiu-se ofendida. O blog também ofendeu a lista C ui "rabos e sociais" o vídeo foi feito no verão e posto no blog no dia da abertura deste, 10 de Novembro, muito antes de qualquer debate, campanha etc etc. Rídiculo como é fácil falar sem conhecimento.

Sinceramente acho que o desespero que se vê é da lista C porque tudo o que a lista X faz é um ataque. Mais uma vez reforço a ideia de que a lista C certamente estava à espera de abraços e palmadas nas costas.

Continua...

Li disse...

Organizações...
Só mesmo naquela, um colaborador vosso esteve a distribuir T-Shirts no dia posterior a campanha e a dizer "Tens uma t-shirt colaboras para nós agora"
Sim tens razão, são dinamicos, muito dinamicos... A FALAR!

Li disse...

Caro(a) DSB, a tua lista preocupa-se tanto com a comunidade escolar e contigo que, só no dia posterior ao (único) dia de campanha é que se viu algum trabalho por parte da mesma, que diga-se que nem se nota trabalho nenhum, só se vê o poder de compra da vossa lista e nada mais para além disso! Tanta falta de originalidade! Sabes que mais, sim ficou na cabeça, e sabes porquê? Porque são slogans da televisão, e sabes o que é que a lista c fez? PLÁGIO! E até te digo mais, a falta de originalidade é tão transcendente que, vocês fizeram questão de ter tudo o que a Lista X teve compactuado com algumas outras coisas! Foi lá um indivíduo que cuspiu fogo fora da escola, correndo o risco de pegar fogo às árvores. Sabes o que é monóxido de carbono em contacto directo com as árvores? Se calhar nem vos ocorreu…
O objectivo da lista c não é o bem da comunidade escolar e muito menos (para espanto de alguns) ganhar a A.E, mas sim superar a Lista X, e isso viu-se… Vocês esquecem-se que o dinheiro não compra a razão, e isso foi o que tentaram fazer!
A lista c baseou todo o seu PSEUDO-trabalho no dia de campanha, isto é querer um melhor Camões?
Eu já estou é farta de tanta hipocrisia! Todos os anos ganha a lista errada após promessas falsas e fazem da A.E a sua sala de fumo onde só eles podem estar, mas o que é isto diz-me lá? ISTO É DINAMIZAR? ISTO É TRABALHAR COM E PARA A ESCOLA? Peço imensa desculpa pela linguagem, mas não me lixem o juízo pá!
A vossa lista é individualista, preocupa-se com quem nela está inserida, e isso exclui muito mais de metade da comunidade escolar.
Vocês tiveram um ano inteiro (08\09) para mudar a escola, NÃO SÃO A REENCARNAÇÃO DA LISTA D, digam-me lá, então porque foram para o debate defender essa mesma lista, a lista d do ano passado onde quase todas as pessoas que lá estavam em cargos oficiais, estão igualmente este ano e também em cargos oficiais?
Um ano inteiro e eu não ouvi falar da A.E na escola, aliás, é mentira, até ouvi, ouvi falar de desvios de quantias exorbitantes de dinheiro, de não deixarem algumas pessoas da própria lista andar com aquela PORCARIA para a frente!
Com isto tudo é impossível a Lista X não criticar (porque é assim que se diz e não atacar) a lista c, vocês esquecem-se que para além de uma lista, também são alunos daquela escola e estão revoltados com o degredo que é a A.E todo o santo ano!!!
Dor de cotovelo? Oh meu(a) amigo(a), só se for dos lindos rabos q eles têm, e mesmo assim até me contento com o meu. O meu PROBLEMA é a responsabilidade nula por parte da lista c, preocupação nula, tudo nulo, aquela lista é uma nulidade!
Repara, a campanha da lista c foi boa, teve mais atenção e mais “brinquedos”, mais budy shake, e foi mais apelativa, a X podia ter uma semelhante também com muitos brinquedos para te divertires, mas esta Lista dá primazia ao trabalho e não ao dinheiro, e vê-se claramente quem trabalha e quem NEM SEQUER trabalha.
A Lista X desde JUNHO, não é desde o dia posterior a campanha, que se entrega a 200%, que discute ideias, selecciona ideias, promove ideias, trabalha para a comunidade escolar, e tu dizes que não houve dinâmica? O que é que chamas ao Thriller? O que é que chamas terem andado não só a distribuir panfletos, como a c, mas como também a falar pessoalmente com algumas pessoas a quem era dado o panfleto?
Tens de ver melhor o conceito de dinamismo!
Mas pronto, desculpa lá, para a próxima pede-se a Lista X para convidar uma ou mais popozudas para irem lá rebolar-se, ISSO SIM É DINAMISMO!!!!
Se vocês não fizeram NADA o ano passado porque fariam agora?
Vocês em 08\09 mostraram do que eram capaz, NADA, agora deixem-nos trabalhar a eles que realmente querem um Camões melhor, dinamiza-lo, e trabalhar com toda a gente, não só com amigos.
Podem não trabalhar, mas deixem os outros trabalharem!

Li disse...

Continuação:

Falei no singular porque isto é uma opinião minha, não da lista no geral, mas sim sou apoiante da Lista X, a única lista empenhada que eu vejo no meio disto. Ah e também não se esquecendo da V, que por uma escola melhor se aliou a X!
Só espero que o Camões não seja cego ao ponto de meter lá na A.E quem o ano passado não fez nem metade, nem um terço do que vários membros da Lista X fizeram para ti e para a comunidade escolar!
E tenho dito!
E a isto sim podes chamar uma enorme critica a lista C!
(Ah só para q fique esclarecido, não tenho nada contra ti!)

Anónimo disse...

Continuação do comentário anterior…
Agora vou particularizar ainda mais este comentário. Angélik, afirmas o seguinte: “Mas mais uma vez, volto a perguntar, onde ficaram as propostas da lista X? E será que a Lista C conseguiu falar de todas as suas propostas (devido a todo o enredo durante os dois debates?). E há que acrescentar que as propostas ouvidas apenas pela lista C, aconteceram, pq um dos membros do auditório perguntou por elas!” As propostas da lista X foram ouvidas, não ouviste ninguém do público a perguntar pelas propostas da Lista X, ouviste sim alguém a perguntar pelas propostas da Lista C, das duas uma ou o público das três primeiras filas fez tanto barulho que lá atrás não se ouvia, ou então simplesmente não se falou das propostas. Acho que o que aconteceu foi mesmo as 2 coisas.

“Visto que o papel escrito e espalhado no dia do último debate foi elaborado pelo presidente da lista X, logo é uma acção independente, mas este, quer queira ou não representa todos os membros da sua lista. Será que todos concordam com esta atitude?”
Huh?! Estás familiarizada com o termo liberdade? Ele tem o direito a escrever o papel como qualquer outra pessoa de qualquer lista podia ter escrito um artigo crítico e distribuído pela escola. Por algum motivo o papel foi assinado como Pedro Feijó 12º A e não Lista X, qualquer membro da lista X poderia ter tido aquela atitude, mas como foi o Pedro Feijó vamos crucificá-lo !! Por amor de deus, em que mundo é que vivemos? Durante a semana a lista X e mais particularmente o Pedro Feijó foi alvo de várias perguntas de quais as diferenças entre ambas as listas, no papel que tu e quase toda a gente do Camões leu, estavam explicadas as diferenças. É isso, sem tirar nem pôr. Mas pelos vistos a “comparação” faz comichão a muita gente.

“Quantas mais atitudes como estas vindas de um presidente poderão acontecer?! E mais tarde, este mesmo não terá respostas como "Peço desculpa pelo que disse" como já fez anteriormente ou "falo por mim e não pela lista" (conveniente).”
Ui, que piada. “Falo por mim e não pela lista” foi provavelmente a frase mais ouvida do primeiro debate, curiosamente por parte da lista C. ;)

Em relação às atitudes estou mesmo a ver que os termos liberdade e democracia para alguns não existem. Ele tem o direito e neste caso o dever de fazer aquele papel, é um artigo crítico que informa os eleitores, acho que é isso que se quer, votos conscientes.

Anónimo disse...

Continuação do último comentário: (é uma opinião grande..)

“Este, pelo que vi, surpreendeu muitos dos alunos, inclusive a mim com toda a sua campanha, desde muitas caras novas e o facto de no seu 1º dia nada fez e no seu último dia fomos todos bombardeados com muita animação e sem ataques para com a lista concorrente!”
Também fiquei surpreendido com o número de contactos que a lista C tem, e com a falta de bom senso também, irem falar com o pessoal da Arroio no dia de campanha da lista X acho que foi o cúmulo.
“É de lamentar serem atacados constantemente por um passado que não lhes diz respeito.”
Haha! A sério, por um passado que neste debate foram eles que falaram e insistiram. Esta história da lista C/D é bonita, somos a lista D para as coisas boas, fomos NÓS que fizemos o cartão, para o resto NÓS somos uma lista nova. Há aqui uma dualidade do “nós”. O que é mais importante numa AE é comunicarem com os alunos, quantas RGAs foram feitas durante o ano passado? Uma, com a presença do Pedro Feijó. Para alguns membros da lista C no entanto, um aluno numa RGA é comunicação. Enfim quem sou eu para dizer o contrário?! Para a lista C, a adesão ao cartão da AE do ano passado é de valorizar, cerca de 100 alunos numa escola de mais de 1000. Depois afirmam “Copiaram o nosso cartão”. Eu pergunto, porque é que não se há-de dar seguimento a boas ideias?! Depois pergunto qual a coerência de falar em copiar quando os slogans da lista C são slogans do BES e afins?!

Agora a melhor parte, “Mais uma vez, alerto para não tomarem os participantes como garantidos. Estes encontram-se em novos postos de responsabilidade.”
Postos de responsabilidade. Bem dito. Pergunto-me se a lista C quer assim tanto trabalhar com e para os alunos e principalmente mudar a escola, porque é que não houve uma segunda lista a concorrer ao Conselho Geral?! Sim porque para mudar a escola é preciso estar em cargos de responsabilidade, cargos esses em que a lista X já tem várias pessoas, Pedro Feijó no Conselho Pedagógico e: José Pereira, Sérgio Rocheteau, Ana Gonçalves e Rita Pinto no Conselho Geral, é que falar é muito bonito mas fazer está quieto. Isto é uma prova do que a lista X está a fazer e onde a lista X já está colocada, a lista X tem os seus membros a trabalhar nos órgãos que decidem o futuro da escola e a lista C?

Para o anónimozinho que fala de dinamismo… Dinamismo para além do significado físico vem de dinamizar, que representa “grande actividade”. No debate os representantes da lista C falaram em “aderência” de acordo com o dicionário de Português aderência, é o acto de aderir, de duas superfícies se ligarem, de ficar pegado, de colar. Aderência é uma propriedade física. Se houve pessoas que ficaram coladas ao cartão desconheço, mas o que houve não foi aderência, foi adesão. No entanto há dicionários que consideram aderência como um sinónimo de adesão. Como tal é ridículo discutir a semântica das palavras que tanto podem significar X como Y.

Para concluir, Angélik escusas de meter o mesmo comentário em todo o lado, é que já vi esse comentário tanto no blog da lista X como no da lista C.
É também de referir que gostei bastante de ouvir a leitura do Garrett no inicio do debate quando foi lançada a primeira pergunta, para ambas as listas se apresentarem etc. O que ele leu é o que está basicamente no blog, e foi uma leitura na íntegra.
O Ernesto Faísca que se focou tanto nas propostas realizáveis e exequíveis depois da pergunta do público sobre as propostas da lista C refere um campo de futebol sintético atrás do laboratório de Biologia. E eu a pensar que estava bastante explicito que o Projecto Parque Escolar ia iniciar as obras no Camões para o próximo ano. Essa proposta de exequível não tem nada.

Diogo (autor dos últimos comentários gigantes feitos em anónimo)

Unknown disse...

Cara Li,
Sem ofenças e sem ironias, gostaria de saber como pode afirmar tantas das suas acusões quando não assisitiu ao trabalho interno da lista C? Como pode dizer que foi uma campanha comprada ou que tivemos beneficios monetários quando na verdade nada disso aconteceu? Sabe o que é difamação?!

E quando afirma como grande certeza e agradeço toda essa frontalidade "A Lista X desde JUNHO, não é desde o dia posterior a campanha, que se entrega a 200%, que discute ideias, selecciona ideias, promove ideias, trabalha para a comunidade escolar, e tu dizes que não houve dinâmica?", vou-lhe pedir imensa desculpa pela forma como falarei, mas é absurdo afirmar com tanta convicção tal coisa. Pois não me digam que todos os dias, sem falhas, durante 6 meses todos trabalharam arduamente! Se não assistiu ao trabalho interno da lista C, não pode comentar. Não viu, não estava, não comenta.
A diferença entre estas lista, é que uma refere variadissimas vezes que trabalha ao longo da campanha, a outra mostra-o no seu dia de campanha com muito dinamismo.

De tudo o que disse, peço-lhe novamente q confirme as suas fontes, antes de acusar todos os representantes da lista C.

Gostaria de perceber tbm pq afirma tanto q a lista C é associada a A.E. do ano lectivo anterior?
Assim como foi referiu no Blog da lista C é engraçado o que diz "...divulgar isso está incutida a A.E ainda em vigor, onde estão membros da tua Lista C!" Mas já que pertence a lista X, deve saber que membros da A.E. do ano lectivo anterior tbm estão na lista X, pq não diz antes "...divulgar isso está incutida a A.E ainda em vigor, onde estão membros da Lista C e lista X" ?

Há que saber diferenciar as coisas. Lista D - A.E. do ano passado. Lista X e Lista C, novas listas candidatas à A.E. deste ano lectivo.
Consegue separar?

Talvez não consiga, pq os únicos representantes da a.e. do ano anterior que estão a dar a cara e a enfrentar todas as questões são os que estão na lista C.

Ambas as listas têm propostas idênticas. Ambas conseguem realizar o proposto e apresentado, embora de maneiras diferentes.

Mais uma vez, alerto para não tomarem os participantes como garantidos. Estes encontram-se em novos postos de responsabilidade. Ambos têm pessoas que querem TRABALHAR, fazer mais, mais e mais. Agradar a todos os alunos respondendo a todas as suas necessidades e surpreender todos estes tornando a A.E. do Liceu Camões uma diferente A.E.! Qual a melhor? Será difícil responder, pq apenas uma poderá colocar as suas propostas em prática.

"Mas depois de todo este teatro, Lista C tens o meu voto!"

Angélik Sherry

Unknown disse...

Assim é que eu gosto de ver!

Caro Diogo,
"As propostas da lista X foram ouvidas, não ouviste ninguém do público a perguntar pelas propostas da Lista X, ouviste sim alguém a perguntar pelas propostas da Lista C, das duas uma ou o público das três primeiras filas fez tanto barulho que lá atrás não se ouvia, ou então simplesmente não se falou das propostas. Acho que o que aconteceu foi mesmo as 2 coisas." - Quantas propostas foram ouvidas? 2! Cartão e a renovação de espaços degradados.

"Huh?! Estás familiarizada com o termo liberdade? Ele tem o direito a escrever o papel como qualquer outra pessoa de qualquer lista podia ter escrito um artigo crítico e distribuído pela escola. Por algum motivo o papel foi assinado como Pedro Feijó 12º A e não Lista X, qualquer membro da lista X poderia ter tido aquela atitude, mas como foi o Pedro Feijó vamos crucificá-lo !! Por amor de deus, em que mundo é que vivemos? Durante a semana a lista X e mais particularmente o Pedro Feijó foi alvo de várias perguntas de quais as diferenças entre ambas as listas, no papel que tu e quase toda a gente do Camões leu, estavam explicadas as diferenças. É isso, sem tirar nem pôr. Mas pelos vistos a “comparação” faz comichão a muita gente." - Como rapaz inteligente que me pareces ser, penso que percebes que não é por ser o Pedro Feijó, mas sim a atitude em si. Liberdaede, CLARO QUE SIM. Nem nunca foi dito o contrario. Mas é sobre essa atitude que estamos a falar, não estou a dizer q não o deveria ter feito, estou sim a responder ao devido.

Unknown disse...

(CONTINUAÇÃO)

"Ui, que piada. “Falo por mim e não pela lista” foi provavelmente a frase mais ouvida do primeiro debate, curiosamente por parte da lista C. ;)" Curioso mencionares isto. Pareces ser um rapaz inteligente, como tal, deves saber que o Raimundo e o Dias não pertenceram a A.E. do ano lectivo anterior, como tal nunca poderiam falar pelo sucedido anteriormente. Caso tenhas estado presente no 1º debate, essa resposta foi sempre dada quando se faziam perguntas objectivas aos alunos Marlos e Garret, nas quais nenhum dos representantes poderia falar por eles. Dirias melhor?

"Também fiquei surpreendido com o número de contactos que a lista C tem, e com a falta de bom senso também, irem falar com o pessoal da Arroio no dia de campanha da lista X acho que foi o cúmulo." Certeza do que dizes ou ouviste mais um mero boato? Ups!

"Haha! A sério, por um passado que neste debate foram eles que falaram e insistiram." - Para te relembrar, existem membros da A.E. em ambas as listas, MAS se pensares um pouco apenas 2 dos membros da A.E. do ano anterior vieram a público (em que estão em cargos oficiais na lista C) defender a lista C e fazer entender que são grupos diferentes. Quando foi dito a palavra "Nós (A.E.)" era em resposta a criticas do ano anterior. Como referirem que a A.E. do ano anterior deixou dividas, o que é completamente falso. É necessário ter certezas quando se pergunta e não suposições. Pq não então fazer as mesmas perguntas que foram feitas a lista C à lista concorrente, visto que têm membros da A.E. anterior? Pq é completamente ridiculo trazer assuntos do ano lectivo anterior, quando a campanha é sobre a lista X e lista C.

"Para a lista C, a adesão ao cartão da AE do ano passado é de valorizar, cerca de 100 alunos numa escola de mais de 1000. Depois afirmam “Copiaram o nosso cartão”. Eu pergunto, porque é que não se há-de dar seguimento a boas ideias?!" - Finalmente um ponto em comum, de facto o cartão era uma ideia da A.E. do ano passado, mas isso não implica que qualquer lista proponha o mesmo se considera . :D (Já estamos num bom caminho ;) )

"Para concluir, Angélik escusas de meter o mesmo comentário em todo o lado, é que já vi esse comentário tanto no blog da lista X como no da lista C." - Então mas eu naõ tenho direito à liberdade de expressão que o Feijó tem? Bolasssss! Bahhh! "Huh?! Estás familiarizada com o termo liberdade?" UPS!


"O Ernesto Faísca que se focou tanto nas propostas realizáveis e exequíveis depois da pergunta do público sobre as propostas da lista C refere um campo de futebol sintético atrás do laboratório de Biologia. E eu a pensar que estava bastante explicito que o Projecto Parque Escolar ia iniciar as obras no Camões para o próximo ano. Essa proposta de exequível não tem nada." - Caso tenhas percebido, a lista C está em contacto com membros da direcção que referirão que este espaço PODERÁ SER um campo de futbol sintético ou mais um pátio. Isto sim foi dito!


Obrigado Diogo, Gostei! :D

Angélik Sherry

João de Matos disse...

Caríssimos eleitores,

peço desde já perdão se com as minhas anteriores palavras ofendi alguém.

Dirigindo-me agora ao DSB: colega,

não sei se estás familiarizado com a Declaração Universal do Direitos Humanos. Confesso que eu não estou, mas mantenho um contacto mínimo com a mesma, contacto esse que me permite saber que o artigo 19º é referente à liberdade de expressão. Através de uma pequena pesquisa na Internet:

Artigo 19º - Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.

Gostava de citar duas coisas:

1- A DUDH, quando diz "todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões..."
2- O teu comentário, quando dizes "Que futilidade de comentario, a serio."

Ora, se a DUDH me diz que eu posso fazer os comentários futeis e desprovidos de qualquer tipo de raciocínio lógico (não que o tenha feito) que eu quiser, porque me censuras?


Se eu não justifico que a Lista X é melhor, é porque todo este blog o justifica. Simplesmente considero desnecessário repetir o que foi dito. As informações estão aqui, estão no Camões; queres saber porque é que X é melhor? Vê o blog, para variar...

Em relação aos slogans, não vejo porque é que a Lista X haveria de estar com dor de cotovelo... novamente repito: os seus slogans foram originais. Os da Lista C não passaram (peço desculpa, mas é isto que penso) de cópias alteradas de forma barata e pouco (ou nada) original.
Agora fundamento o que digo, de forma a poder explanar melhor a minha opinião: um dos slogans da Lista C é: "Não sejas mariquinhas. Vota C"
Isto, meus colegas, é a meu enteder segregação.
Porquê? Muito simples: um mariquinhas pode ser entendido apenas por dois sentidos: uma pessoa sem coragem, ou uma pessoa homossexual.
Caso não estejam informados, há homossexuais na nossa escola. É verdade, não os vejo revoltados, mas não percebo porquê: se eu quiser ser homossexual não posso votar C? Se eu for uma pessoa sem coragem absolutamente nenhuma não posso votar C? Só as pessoas heterossexuais e corajosas é que votam C?
Segregação - "separar de um todo, pôr de parte; expelir; separar; desmembrar." (fonte -priberam. pt)
Não é isto que o cartaz nos indica? Afinal, não são todos os alunos que votam C, mas apenas os heterossexuais corajoso.
Pelo menos foi assim que eu vi o cartaz... se calhar devo necessitar de óculos.

DSB, se eu for algum cordeiro ignorante, então tosquia-me, abate-me e vende tanto a minha lã como a minha carne aos mercados que exploram tais fontes de rendimento, pois eu considero-me um ser (pequenito, vá, em termos de mentalidade [de altura já não tanto, até sou alto para a minha idade], afinal tenho só quinze anitos), apesar de tudo, inteligente. Racional. E é assim que eu quero continuar a ser.
Ora se eu apoio a Lista X, talvez será porque ela é a única que eu considero defender os meus ideais da forma mais correcta. Não porque presto idolatria ao Feijó (até porque isso vai contra a minha religião).

Se calhar aproveito para dizer que eu não faço parte da Lista X, apenas a apoio, e portanto não posso (nem quero) fazer da Lista as minhas palavras. O que escrevo são apenas as minhas opiniões. Mais nada.

Quanto a tudo o resto, penso que já foi tudo dito.

Resta-me desejar boa sorte a ambas as listas, e cumprimentos aos constituíntes do corpo docente do Camões que por aqui passarem,

João de Matos

DSB disse...

Minha cara Li, acabas de te ridicularizar a ti propria e a tua lista com o seguimento de argumentos que acabaste de apresentar. Gostas de ser cordeirinha? Ainda bem. Trabalham desde junho? Ui tanto trabalho que eu tenho visto... Se és ridiculamente irritante com esse discurso? És sim sem sombra de duvida. Ja vi que é rara a pesoa com cabecinha nessa lista. Falas da boca para fora (como a grande maioria das pessoas pretencentes á lista) de coisas que nao sabes.

Limita-te apenas a argumentar sobre coisas de que realmente sabes e expõe ideias tuas, nao de outros. Nao chegues ao pondo de demonstrar o quao limitada tu és. (tive que descer ao vosso nivel, peço desculpa as pessoas da vossa lista que realmente têm noçao das coisas)

Anónimo disse...

Em relação ao texto que foi distribuido no camões , considero-o uma desilusão . Pelo pouco que conheço do Sr. Feijó não tinha necessidade nenhuma de o fazer , é das pessoas que melhor sabe falar e argumentar e isto so mostrou desespero , desespero em relaçao a campanha realizada pela lista C(que na verdade foi um sucesso) e de que ninguem estava a espera . Acredito que o presidente da lista x consiga realizar o que se compromete a fazer , só nao sei se será da melhor forma , nao gosto da sua forma de actuar e de se impor as opiniões dos outros . Em relação ao debate , foi uma tristeza , nao houve respeito e houve demasiados ataques pessoais a lista D e a lista C (que venho sublinhar , nao e a continuação da lista D , apenas possui alguns membros da lista D e tem muitas cabeças novas com muita ideias e vontade de trabalhar por um camoes melhor) .
Para quem não sabe , a lista X também é constituida por pessoas que faziam parte da lista D , e passo a citar que o presidente da X referiu no debate algo como : "As pessoas da lista D não fizeram nada , nao confiava nelas para representarem o Camoes) ... Anda-se a contrariar um pouco .
Dou os meus parabens a lista C pela sua campanha , visto que a lista X esta desde Junho a preparar tudo e a campanha foi uma desulisao . Queria esclarecer tambem o facto de a campanha da lista C ser encomendada ou comprada , era melhor que nao se falasse do que nao se sabe . Toda a campanha foi realizada com a ajuda e disponibilidade de muitos conhecimentos , as faixas nao foram feitas por uma empresa qualquer nem um balurdio como muita gente diz , as camisolas para quem nao esteve na campanha , muitas delas foram feitas a mao e distribuidas a quem quis nao cobrando nada por elas , e o suposto patrocinio da tmn vem de um patrocinio de viagens de finalistas que lhes foi cair as maos , sem sequer a contactarem . Antes de falarem informem-se das cenas . A lista C pode ter o dinheiro mas tambem tem o trabalho , dinheiro é trabalho .
Lista C tem o meu voto por um camoes melhor .

Anónimo disse...

Eu fui ao debate para decidir em quem votar, pois de inicio pareceu que a lista C havia feito juras à fama, de nao fazer nada, enquanto a lista X mostrava algum trabalho feito. Contudo a minha opiniao mudou, achei a ideia dos avioes de papel bastante original, e chamativa. Consegueriam que a atençao dos alunos fosse captada.

Posto isto, seguiu se a campanha da C. Fiquei bastante surpreendida. Conseguiram mostrar bastante trabalho (sim, a campanha mostra de facto o que cada lista é capaz de fazer) e surpreender, Camoes inteiro.

O Debate de ontem apenas veio fortalecer a minha decisao. Se repararmos, grande parte da campanha da Lista X beseou se nas criticas e na difamaçao da Lista C com base na lista do ano lectivo anterior, acabando por nao apresentar as suas propostas.

A Lista X a meu ver quer que os alunos votem X, nao por gostarem da lista, mas sim por NAO GOSTAREM da Lista C.

A campanha da mesma baseou se em criticas, difamaçao e jogo sujo por parte da Lista X (O papel distribuido sexta feira foi completamente ridiculo). Lembro me de uma questao posta no debate, quando um aluno confrontou a Lista X como facto de VARIOS triangulos terem sido entregues a membros da lista X, esperando estes serem contactados, o que de facto nao aconteceu. O Dinis, membro da Lista X, contornou a pergunta com a resposta: " Acho que se se perder um triangulo nao e muito grave", tentando suavizar a situaçao, apos o aluno ter afirmado "VARIOS triangulos".

Ca para mim, essa organizaçao por nucleos, em que cada nucleo faz o que bem lhe quer e apetece substitui a vossa "Democracia" por "Anarquia" em que tudo é uma bandalhada, pelo que se ve. O Feijo publica textos sem avisar a lista, porque quer ele queira quer nao, é o presidente da Lista X. E reparei que muitos membros da Lista X se mostraram CONTRA a distribuiçao desse texto, dizendo que nao faz qualquer sentido.


Quanto a Lista C, fiquei bastante surpreendida pelo trabalho feito na campanha e pela posiçao que tomou em ambos os debates, pois ao contrario da Lista concorrente, tomou sempre posiçao de querer apresentar as suas propostas, focando-se unica e exclusivamente nisso (apesar de no ultimo debate se ter defendido dado o sufoco aplicado pela Lista X no debate anterior) ao passo que a Lista X se mostra mais preocupada em atacar a lista concorrente do que propriamente com os alunos.

Fazendo uma retrospectiva, Lista C, têm o meu voto, voces mostraram se capazes de trabalhar, acredito que consigam, porque o mostraram na camapanha e mostram se de facto preocupados com os alunos.
Lista X, penso que se deviam preocupar mais em apresentar propostas solidas e concisas, e menos com a oposiçao. Concentrem se e trabalhem para melhorar a escola, em funçao dos alunos e nao no que a Lista C faz ou deixa de fazer.

Sara Nave

Marta Lima disse...

Ao contrário do que se tem dito, a X apresentou as suas propostas. Não só no debate, mas principalmente nos panfletos que foram distribuídos pela escola, e que estão bastante claros. O debate serviu para confrontar as listas, e as suas propostas, o que também aconteceu. O objectivo do papel distriubuído era alertar para as diferenças entre as listas. Mas tudo o que aconteceu nas campanhas e nos debates fica ao critério de cada um interpretar.

Agora, isso dos papéis que supostamente foram entregues, como podem os representantes da lista responder se não receberam os papéis? A quem foram dados? Tens a certeza que foram entregues? Não podes basear-te numa acusação sem fundamento e tirar daí que a lista é "uma bandalhada". Os núcleos funcionam muito bem, e não fazem o que querem e lhes apetece, isto é discutido entre todos. Claro que quando há muita gente, é impossível que estejam todos de acordo.

Também a X consegue trabalhar, o que foi mostrado na campanha - não podemos esquecer que toda a campanha foi feita pelas mãos dos alunos (não estou com isto a criticar C , que qualquer campanha dá trabalho, a questão aqui é o meio que se utiliza) - e fora da campanha: vários membros da lista X têm trabalhado pela escola nos últimos anos, sem estarem na AE, o que pouca gente sabe, tudo para "melhorar a escola, em função dos alunos", tal como disseste.

Anónimo disse...

“Quantas propostas foram ouvidas? 2! Cartão e a renovação de espaços degradados.”

Tenho-te a dizer que não estiveste no mesmo debate que eu, mas eu até compreendo porque andaste para cima e para baixo com o microfone e isto sem qualquer ironia ou sarcasmo. Eu como aluno atento e passo a citar “cidadão do mundo” preocupo-me em ouvir o que é dito sem ter uma audição selectiva. Ouvi falar de actividades circenses com os alunos da Arroio, ouvi falar de cooperação para outras actividades, ouvi falar em teatro, ouvi falar numa Esplanada Norte, numa Semana de Activismo, em ciclos de debates (e aqui o Feijó até disse qualquer coisa como “Era bom que todos os debates que conseguíssemos fazer tivessem esta adesão”). Falou-se em torneios desportivos e sim no cartão Camões e na renovação de espaços degradados.

“Como rapaz inteligente que me pareces ser, penso que percebes que não é por ser o Pedro Feijó, mas sim a atitude em si. Liberdaede, CLARO QUE SIM. Nem nunca foi dito o contrario. Mas é sobre essa atitude que estamos a falar, não estou a dizer q não o deveria ter feito, estou sim a responder ao devido.”

Que atitudes? Podes explicar, tal como refiro no post acima, “Mas pelos vistos a “comparação” faz comichão a muita gente.” É a isto que se assiste, uma comparação, se a lista C quisesse podia ter feito um papel idêntico e distribuía pela escola. Isto só revela que a lista X está empenhada em mostrar as diferenças entre ambas as listas e que quer realmente fazer alguma coisa pela escola.

“Curioso mencionares isto. Pareces ser um rapaz inteligente, como tal, deves saber que o Raimundo e o Dias não pertenceram a A.E. do ano lectivo anterior, como tal nunca poderiam falar pelo sucedido anteriormente. Caso tenhas estado presente no 1º debate, essa resposta foi sempre dada quando se faziam perguntas objectivas aos alunos Marlos e Garret, nas quais nenhum dos representantes poderia falar por eles. Dirias melhor?”

Sim o Raimundo não pertenceu à A.E. do ano passado e ele disse-o no primeiro debate ao qual assisti, o Dias não sei dado que apenas falou uma vez num debate de 2h e foi para dizer “Subscrevo tudo o que o meu colega disse.” Não vejo qual é o argumento aqui, tu primeiro perguntas: quantas mais atitudes “destas” poderão vir de um presidente?! E depois respondes a ti mesma dizendo “E mais tarde, este mesmo não terá respostas como "Peço desculpa pelo que disse" como já fez anteriormente ou "falo por mim e não pela lista" (conveniente).””

O que acontece exactamente aqui é que o que tu tens entre parênteses não faz qualquer sentido porque não é o Pedro que costuma dizer essa frase nem o ouves dizer essa frase, quem ouviste dizer isso foi exactamente a lista C no primeiro debate. Tal como já referi não percebo nem as “atitudes” que tu pareces utilizar num sentido pejorativo nem o que é que estás realmente a querer discutir… Anyway, passando à frente.

Continua...

Anónimo disse...

(Continuação...)

“Certeza do que dizes ou ouviste mais um mero boato? Ups!”

Eu estava lá e ainda bem que não tenho problemas de audição. Boatos é aquilo que eu leio no blog da lista C quando tu afirmas que o facto de o Feijó ter estado a falar na Sessão Solene foi porque ele tinha sido votado por um “grupo restrito de alunos”.

“Pq é completamente ridiculo trazer assuntos do ano lectivo anterior, quando a campanha é sobre a lista X e lista C.”

Bem a esta altura já esperava realmente que tivesses com alguma atenção ao debate, foi a lista C que trouxe o assunto da A.E. ao debate e o Pedro respondeu “Ah mas queres falar da A.E. do ano passado?! É que então falamos da A.E. do ano passado.” Tão simples quanto isto, por isso sim, é ridículo a lista C trazer assuntos do ano lectivo anterior, mas também é curioso que a única coisa que têm no blog a maiúsculas é “NÃO SOMOS A REENCARNAÇÃO DA LISTA D!!” Quem lê isto pensa logo que a lista em si tem problemas de identidade…

Então mas eu naõ tenho direito à liberdade de expressão que o Feijó tem? Bolasssss! Bahhh! "Huh?! Estás familiarizada com o termo liberdade?" UPS!

Ainda não percebi onde é que está o UPS o que eu vejo não é tu a usufruíres da tua liberdade de expressão, é desespero, copiar e colar o mesmo comentário em 3 sítios, bem… Mas se quiseres continuar a copiar e a colar estás à vontade, diz muito da capacidade argumentativa e também do desespero para repetir e repetir e repetir a mesma coisa…

“Caso tenhas percebido, a lista C está em contacto com membros da direcção que referirão que este espaço PODERÁ SER um campo de futebol sintético ou mais um pátio. Isto sim foi dito!”

A Lista C incluiu isto como uma proposta sua, sim é uma proposta mas não da lista C, é da escola em função com o Parque Escolar. Achas realmente que faz sentido a escola meter um campo de futebol sintético quando para o ano vão haver obras!? E depois tu dizes aí algo muito mas mesmo muito bem dito “PODERÁ SER”, exacto, mas a lista C não ia só atrás de propostas realizáveis e exequíveis, poderá já não implica uma certeza mas sim uma dúvida…

Tenho a acrescentar que vejo que por assim dizer fugiste a um dos argumentos mais fortes, os postos de responsabilidade, Lista X está a trabalhar com os órgãos máximos e a lista C não, nem a eles concorreu.

Obrigado pela resposta Angélik, é saudável discutir quando o fazemos civilizadamente.

Diogo

Anónimo disse...

A faixa do "nao sejas mariquinhas, vota C" pode ser interpretada de muitas formas . Eu ouvi no debate que signficava : Nao tenhas medo , confia , vota em nós . Agora cada um sabe o que pode tirar dela ... Ao contrario do que muita gente pensa , que a lista C so tem pessoas futeis e bonitas , a lista C tem pessoas inteligentes , com força , dinamica e vontade , nao tem necessidade nenhuma de fazer diferencas entre as pessoas da lista ou da escola , na lista C todos são iguais , nao existe essa tal discriminacao : sou heterosexual corajoso , voto c ..Nada disso . Quem te garante a ti que uma dessas pessoas homosexuais nao pertence a lista C , ou mais que uma ? Todos tem o direito se serem como são , e a lista c receberá todos da mesma forma . Nao fales do que não sabes , o mariquinhas secalhar foi mal escolhido , mas nao te enganes a ti proprio .

Unknown disse...

Caros alunos,
estas são as propostas da Lista C:

-Espaço semanal de apoio aos alunos; - Estipulado um horário para que os alunos possam se dirigir à A.E. confrontado os seus problemas colectivos aos representantes e estes serviram de intermediarios ao Concelho do Liceu Camões, para que os problemas sejam resolvidos.

-Melhoramento de zonas da escola que não estão a ser utilizadas; - Processo este que visa ao melhoramento da comunidade escolar. A lista C tem a noção de que o Liceu Camões estará em obras no ano lectivo 2010/2011, desta forma tem mantido o contacto com membros responsáveis da direcção sobre como o fazer.

-Organização da semana da cultura (Pintura, Cinema, Teatro, Música...); - Esta é elaborada não apenas uma vez durante o ano lectivo 2009/10. Pretendendo criar uma constante interacção entre os alunos de várias áreas com a A.E.

-Actividades desportivas com o apoio das turmas de desporto; - Estas actividades pretendem ser realizadas variadíssimas vezes por todo o ano, tendo actividades diferentes das já bastante conhecidas, incorporando actividades radicais, como rapell, escaladas, slide, canoagem. Tendo os alunos participantes formações destas a preços bastante acessiveis. Podendo sempre incluir nos seus curriculos.

-Comemoração de datas festivas (Natal, Carnaval, Dia dos namorados...); - Todos os alunos gostam de se divertir, desta forma a lista C pretende inova-las.

-Organização de um festival que visa dar a conhecer novos talentos - ROCK IN CAMÕES; - Neste concurso os alunos teem várias etapas. Tornando assim um concurso duradouro, activo e uma vez mais, com uma interação entre a A.E. e os alunos particpantes.

-Jornal escolar online; - Mais uma interacção entre a A.E. e os alunos participantes. Tendo uma publicação mensal.

-Organização da Viagem de Finalistas e Jantar de Finalistas (com alternativas postas a votação). - Jantar de finalistas terá uma festa temática, em que os alunos poderao escolher o tema pretendido e a proposta mais votada será a vencedora.
A viagem de finalistas, como é obrigação de todas as A.E., a lista C pretende mais uma vez inovar, dando várias hipóteses de escolha aos alunos e não apenas uma.

Tudo isto foi dito nos 2 debates, é de lamentar que nem todos tenham captado a mensagem pretendida. Talvez se dessem mais importância ás propostas, isto não aconteceria.

ESTAS SÃO AS PROPOSTAS. TODAS POSSIVEIS DE SE REALIZAR. A lista C preocupa-se em organiza-las e coloca-las em prática! Tem membros motivados que querem trabalhar e não querem fazer das promessas, apenas promessas, querem MESMO realiza-las!

Mais uma vez digo, ambas as listas têm propostas idênticas. Ambas conseguem fazer o proposto e apresentado, embora de maneiras diferentes!

Quanto ao Sr. Diogo, não vou andar a "discutir" quando temos opiniões completamente diferentes, pois não vai ser um comentario meu ou teu q me vai ou a ti, mudar de opinião.
Quanto ao facto de me acusar de ter um ataque de desespero por afixar o mesmo comentario em 3 locais, só tenho a agradecer que tenha tomado atenção ao que disse :) e quer queira ou não fazer fotócopias do mesmo texto também pode ser considerado um ataque de desespero, visto que podia afixar apenas um.

Thanks :)
Angélik Sherry

Li disse...

Organizações,
Chames o que chamares ao que digo, eu sei que são as minhas convicções e acredito nelas piamente!
De uma coisa tenho a certeza absoluta, sem tirar nem pôr, a Lista X trabalha há mais tempo e mais arduamente do que a lista c, tem uma melhor organização e expõe melhor as ideias.
Confesso que vocês C, já levaram isto muito longe, "mania da perseguição", e se tu dizes que nós só queremos deitar abaixo a C difamando-a, eu digo-te a ti que em vez de ignorares como difamações q são, segundo palavras tuas, não, tentas difamar-nos a nós com esse pseudo-argumento!
Está descansada, porque se a Lista X for eleita o Camões vai mudar, para melhor, se a c for eleita, a bem ou a mal vai ter de mudar, pq nem q eu tenha de estar todos os dias a "chatear-vos" a cabeça, vocês vão dinamizar e mudar aquela escola, nem que seja ao empurrão!
Lamento ser tão brusca, mas também te explico já porque, porque sinceramente (e isto relacionando com a pergunta: Porque relacionam a D com a C?), é por causa dos membros que vocês têm na vossa lista, foram as mesmas que nada fizeram o ano passado. O voto é um acto de "confio-te", e diz-me tu, como é que eu posso confiar em alguém que já me deu mais que motivos para não o fazer! Não posso tomar a vossa lista como garantida, dizes-me tu, mas a verdade é q não foi só um ou dois membros que estiveram na D o ano passado, e como tu dizes, também te digo a ti, não é uma pessoa sozinha que faz a lista, e não és tu e mais duas ou três pessoas da tua lista que vão conseguir trabalhar sozinhos, porque sei de casos do ano passado que não foram à avante!
É só por isto que não voto c, não é porque tenha alguma coisa contra cada um de vocês como podem pensar, a mim não me aquecem nem arrefecem, e como um todo não me deram sinais de confiança nenhuns!
Oh DSB, primeiro: eu falei do que vi, e realmente só vi trabalho na situação que te expliquei, ponto final.
Segundo: Se falas dos meus argumentos, olha bem para os teus, o ridículo? Achas que é isso que vai "abater" tudo aquilo que disse? Chamares-me ridícula? Vê se estruturas melhor as tuas ideias e fala quando tiveres argumentos decentes em mente e não falácia de apelo à ignorância.
Terceiro: A lista não é minha, é nossa, e partires para as ofensas pessoais mostra o teu carácter irracional. Cordeirinha? Se o que eu fiz foi falar da boca para fora o que estás tu a fazer agora? Tudo dito aqui são opiniões minhas, explicitas e que saíram da minha cabecinha consciente e não num acto de raiva como tu! Se te deixas irritar com um mero eleitor, que se exprimiu livremente, PORQUE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO É PROIBIDA QUE EU SAIBA, e partes logo para ofensas pessoais como ridicula e cordeirinho, não tens estofo sequer para apoiar qualquer uma das listas, pois à minima discordância que haja entre ti e alguém partes logo para as ofensas!
Agora se me fores responder aconselho-te a respirares fundo, meteres as ideias no lugar, REFLECTIR sobre aquilo que dizes, e então depois escreve, tens todo o meu apoio!

Anónimo disse...

Minha cara Leandra, eu so ofendi directamente a tua pessoa e nao o resto da lista. Porque será? É talvez pelo simples facto de tudo o que sai dessa boca ou que esses dedos escrevem é pura trampa. Tomemos por consideraçao os 2 debates em que tu, sozinha e sem a ajuda de ninguem, deste má imagem á lista. Pensa bem antes de dizeres ou escrevers o que quer que seja. Nao tentes virar o jogo para o teu lado pois nao tens intelecto para tal. Tal como disse anteriormente, se a tua lista ganhar, espera, se a VOSSA lista ganhar, espero que para o bem da escola sejas a unica atrasada mental que a constitui. I rest my case.


DSB

Anónimo disse...

acho bastante apetitoso o facto de protegerem as estupidezes que publicam aqui com a declaração universal dos direitos humanos

fui outra vez ao dicionário e deparei-me com isto
humano- adj. -do homem ou a ele relativo; bondoso; humanitário

Quem escreve barbaridades destas não pode ser considerado humano, estas condenado ao fracasso João de Matos

João de Matos disse...

Digo-te algo, anónimo: só alguém com uma suprema falta de inteligência é que consideraria outrém não-humano sem sequer conhecer as suas capacidades e limitações...

Se estou condenado ou não ao fracasso, meu amigo, não te cabe a ti dizer isso, mas ao tempo que não abranda por ninguém.

Mas pior que tudo, foi o erro crasso que cometeste (e que, admito, também eu cometi no meu primeiro comentário): argumentares sem argumentos (antes que me venham chatear o juízo, aviso já que gosto de usar recuros expressivos).

E o mais giro disto tudo, é mandar comentários sem nexo assim para o ar sem retirar nunca a máscara de anónimo com que te escondes.

Anónimo disse...

"PORQUE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO É PROIBIDA QUE EU SAIBA"

Mais uma vez a Li a presentear-nos com o apelo à redundância e erros de semântica, e à sua eterna incapacidade de escrever algo com sentido, eu nem vou explicar o que está mal nesta frase, leiam-na e depois tentem explicar-me o que está bem aqui por favor, eu não consigo mesmo perceber, como é que as pessoas podem discutir de uma forma intelectualmente apelativa e bem estruturada, quando se cospem parvoices sem qualquer sentido como esta torna-se impossível manter a elevação. Li escreve, e depois mostra o texto ao teu professor de Língua Portuguesa, e depois de ele fazer as inúmeras correcções necessárias podes partilhar o texto com o mundo, talvez não devas, mas podes, eu deixo e assim também deixo de tentar adivinhar o que tu queres dizer e fazer de professor, mas enfim se este blog fosse um teste de Língua Portuguesa ou mesmo Filosofia tu serias sem sombra de dúvida a nota mais baixa, mas anima-te, a lista X aceitou-te!

Sérgio Rocheteau disse...

Gostava que neste espaço tentassem debater as ideias de cada lista e não quem é humano ou não humano e coisas fúteis do género, acho que não traz nada de novo à escola e não melhora em nada este espaço em que passamos tanto tempo das nossas vidas.

Obrigado

XineSS88 disse...

O dinheiro, pois sem ele nada do teu misero trabalho, tornar-se além de já irrelevante, inexistente...

Desde já digo ,que a tua ideia de AE, assim como a de muitas pessoas, não digo que vocês(listaX)sejam compostos por elas, pensem sequer o que implica uma AE, talvez sejam uns ditadores comunistas, com ideologicamente, estalinistas ou até trostkistas, na qual a voss ideia de AE equiparado ao Poder Politico( infra. PP), que é 30 botas por cada 300 trabalhadores... exemplo mais amigável, ou preferes trabalhos forçados e morte de fome nos campos siberianos?(pergunta retórica)

PS: Não associes Ideologia a AE, porque o Dinheiro Ganha sempre... pobre

Alguém disse...

Primeiro, quero começar por salientar que não sou apoiante nem da lista C, X ou V. Apenas, quero dar a minha opinião.
Sinceramente, estou um pouco desiludido com a lista X. Não estou a falar de propostas ou de trabalho. Estou a falar de método. Várias vezes, durante o dia de campanha da mesma, perguntei a vários membros da Lista X que razões me davam para votar na mesma. E o que aconteceu? Todas as vezes que fazia isto, falavam da Lista C. Todas as vezes que perguntava porque devia votar na X mandavam-me com a Lista C à cara. Diziam que a C não presta, que a C apenas quer a sala da AE para eles, que a C nada faz, que a C são os sociaizinhos da escola. E no final, terminavam o discurso com Por isso, vota X. X está-te nos genes. E onde é que a X falhou neste aspecto? Com um tom irónico, pergunto se a Lista X sabe que eu posso não votar, ou que posso votar em branco/nulo? Pois, no final em várias conversas que tive com membros da Lista X, foi raro aquele que me desse argumentos para votar X, ao invés levava um banho de críticas à Lista concorrente. Sim, de facto, criticar a Lista adversária é uma estratégia, mas usarem e abusarem disso, levou-me a perguntar se não teriam uma relação de Amor, Ódio para com a outra Lista. Ou se, simplesmente, os apoiantes na X eram, na verdade, Anti-C's. É verdade que consegui enterder a vossa mensagem. Percebi que de facto estão interessados nos alunos, e consideram que conseguem fazer um trabalho melhor que a Lista C. Penso que foi isso que me tentaram explicar. No entanto, eu, como caloiro, e desculpem a expressão, Não percebi ponta de corno das críticas/argumentos por vós lançados à Lista C. Falaram-me em desvios de dinheiro, falaram-me que só querem a AE para fumar ganzas, falaram-me que não vão fazer nada e que só querem a AE para se poderem diferenciar dos outros... Para um caloiro ou para uma pessoa que não esteja a par destes acontecimentos, isto não passa de previsões> e comentários para tentar arruinar a outra Lista. Atenção! Não estou a defender a Lista C ou a dizer que sou contra o vosso método. Apenas digo que muitas vezes andei a nadar nos episódios que me contaram. E se, de facto, era essa uma das vossas estratégias talvez devessem ter pensado nas pessoas cujo este é o primeiro ano que estão na escola. Contrariamente, quando perguntei à Lista C, por propostas, fiquei surpreendido, pois nunca mencionaram a Lista X. E falaram-me de propostas que se propunham a realizar.
Atenção, mais uma vez quero reforçar a ideia que não sou apoiante de nenhuma lista, e falo por mim, pelo aquilo que ouvi e constatei.

"Eles têm o dinheiro, nós temos o trabalho". Não foram de todo felizes nesta frase. Primeiro, porque a sei que a Lista C teve trabalho. Outro tipo de trabalho, talvez. Segundo, porque uma coisa é referirem que não têm dinheiro, outra é usarem isso como argumento a vosso favor, não considero que tenha sido algo de positivo. Não será que uma Lista com dinheiro consiga promover mais e melhores actividades do que uma Lista que afirma não ter dinheiro?

Slogans... Muita tem sido a discussão em torno nos slogans. A meu ver, algo sem sentido. É certo que podem acusar a Lista C de plágio. Mas, se me perguntarem quais os slogans que melhor me lembro e quais tiveram mais impacto, a minha resposta vai para a Lista C. Não quero tirar mérito à Lista X, mas, a verdade é que gostei mais dos da Lista C, apesar da originalidade da X e de terem sido feitos à mão. "Não sejas mariquinhas, vota C" Ok, se calhar não foram correctos, se calhar nós nao percebemos a mensagem por eles transmitida. Talvez, tenha sido o método deles. Não me aquece nem arrefece...

Alguém disse...

Em relação ao debate, foi possível constatar a superioridade numérica e argumentativa da Lista X. Foram também feitos ataques, referencias a listas passadas, propostas de anos anteriores, afirmações que a Lista C não vai trabalhar, pergunto-me se não será possivel dar o benefício da dúvida à Lista C, visto ainda não estar esclarecido a estas histórias...

Para finalizar quero dar os meus parabéms às duas listas. E em especial para o Pedro Feijó, pois apenar se só nas últimas semanas saber quem ele é, fiquei a saber do seu importante e valioso contributo a todos os níveis.

O meu voto? Logo verei...

Anónimo disse...

Gostava que tanto no blog da Lista X como no da C evitassem enveredar por ataques pessoas ao invés de debaterem ideias e assim conseguirem transmitir aos alunos qual a lista que melhor os representará.

Penso que já houve ataques e criticas suficientes, e uma vez que as eleições se aproximam agradecia que debatessem as propostas.

Boa sorte para Terça-Feira,

Garrett

Anónimo disse...

"argumentares sem argumentos (antes que me venham chatear o juízo, aviso já que gosto de usar recuros expressivos). "


não me surpreendes rapazinho ignorante
argumentares sem argumentos não é um recurso expressivo, mas sim um lamentável erro. Aprende a escrever, depois podes tentar competir em termos intelectuais com este magnifico anónimo. Não atinges mesmo chavalito, para ti até escrever sem erros é algo inalcançável, quanto mais manter uma conversa racional seja com quem for. Não és racional, não és humano. mas quem sou eu senão alguém que só argumenta sem argumentos? Cultiva-te rapazinho e quando achares que és capaz vem aqui e aí dir-te-ei quem sou, até lá nem esse direito tens....

Anónimo disse...

O João Garrett a meter ordem em blogs alheios devido ao caos que se verifica.
Enfim, se nem um blog conseguem controlar e se vao dar a mesma importancia a tudo o que aqui foi escrito tal como prometem dar a mesma importância a todas as opiniões de todas as pessoas da escola, parece-me que este ano vai ser particularment caótico para a AE, nem um blog controlam quanto mais uma escola. Só gostava de saber quem vai tomar as decisões importantes em caso de divergências internas(que decerto vão existir)...
Daqui podem tirar-se três conclusões
ou pensam todos da mesma forma, ou então vai haver de facto uma hierarquia ou então sempre que não aparecer consenso, aparece a apatia....
Feijó diz-me qual das três alternativas a tua lista vai selecionar por favor.

Marta Lima disse...

Anónimo, o que estás a dizer é altamente falacioso. Isto é um espaço público, onde podem ser colocadas opiniões pessoais de qualquer um que esteja ou não na lista. O João veio pedir, tal como eu e outros já fizémos, uma discussão livre de ataques pessoais, e em que se debatam ideias. Não podemos controlar o que cada pessoa aqui escreve, só podemos apelar ao bom senso de cada um.

Não julgues portanto a organização interna a partir de um blogue público, porque o que acontece dentro da lista é mais ou menos o que acontece numa democracia: debatem-se ideias, até que se chega a um consenso. O que não significa que todos estejam de acordo, mas a maioria há-de estar.

Sérgio Rocheteau disse...

Alguém,

Percebo o que queres dizer, mas não é, de todo, verdade.
Peço-te que faças uma reflexão sobre o debate, e verás que os representantes da X não falaram sobre a C. O contrário aconteceu, vimos pessoas que nos dizem para esquecermos o passado, virem falar das anteriores listas ( és caloiro, podes não saber, neste caso os elementos da C falaram do facto de haver elementos da lista R na nova lista X), que é precisamente o que eles querem que não façamos. Não me lembro também de ver alguem dizer que a lista C não vai trabalhar. Lembro-me sim de um aluno tal como tu, não apoiante de qualquer lista, perguntar como podem confiar nelas!

Quando dizes "Não será que uma Lista com dinheiro consiga promover mais e melhores actividades do que uma Lista que afirma não ter dinheiro?" posso afirmar categoricamente que a quantia de dinheiro de uma lista não é proporcional à dinâmica e actividades que consegue criar.Sem dinheiro e com uma boa cooperação dos alunos consegues por a escola a mexer, e é um pouco essa a nossa filosofia. (é claro que quantias simbólicas são sempre precisas para uma ou outra coisa, mas penso que percebes o que quero dizer)

Porquê votar X?
Em primeiro lugar penso que têm todos os motivos para nos depositarem confiança em nós, muitos de nós está dentro de vários projectos da escola, e já trabalha no sentido de melhorá-la já há muito tempo. Também já temos trabalho apresentado, algo que podemos dizer ter feito como uma amostra do nosso empenho e interesse. Contratos com empresas muito que beneficiam os alunos, para que tenhamos descontos (restaurantes, centros de impressões); Tivemos no processo de formação do grupo de Teatro da escola, e temos pessoas da lista inscritas e a trabalhar nele; Temos pessoas nos órgãos mais importantes da escola, como podes ler no post que fiz sobre esse mesmo tema.

Em seguida acho que nos destacamos pela positiva em 2 campos:
- Queremos incluir todas as pessoas que queiram pertencer à AE neste nosso projecto, não sendo apenas um grupo restrito de pessoas. Desta forma temos uma comunicação directa e eficiente com a maior quantidade de alunos que consigamos. Representamos os alunos por isso é fulcral sabermos as opiniões, problemas e necessidades deles, pelo que a comunicação com os estudantes é algo que queremos melhorar e baseamos o nosso projecto nesse ponto também.

- A nossa organização alternativa às comuns AEs, por núcleos, permite uma descentralização, pôr mais pessoas a trabalhar, e pôr as pessoas a trabalhar onde se sentem motivadas e confortáveis para o fazer.

Não me vou alongar muito a apresentar propostas, mas passam por: Organizar eventos culturais, concertos por exemplo, como tivemos no segundo dia de campanha; Mudar o modo de funcionamento da rádio, para não se basear no passar música, criando espaços semanais informativos por exemplo; Criar parcerias com outras escolas para haver acções em conjunto, como deves ter ouvido no debate; Workshops sobre as mais variadas coisas, desde artes circenses, a dança, a stencil;Se houver alunos interessados, reabrir o jornal da escola; Traremos à escola grupos activistas e de voluntariado, pois é importante despertar o interesse dos alunos para estas causas, e sabemos haver muitas pessoas que querem fazer parte destes grupos e não sabem como fazê-lo. Para além de, como é óbvio fazer tudo o que compete a uma AE, como organizar festas, viagem de finalistas, baile de finalista e torneios de desporto ou outros jogos!

Poderia enumerar mais, mas penso que a ideia fica bem patente, inovar e por o Camões a mexer!

Alguém disse...

Sérgio Rocheteau,

É verdade que a meio do discurso fui perdendo o interesse e deixer de prestar a devida atenção, agradeço o exclarecimento.

Isto que tu me disseste agora era o que queria ouvir no dia da vossa campanha!! Queria ouvir as vossas propostas, queria que me dessem argumentos para votar X! Infelizmente, não aconteceu. E foi aí que ouvi todas as crítias que acima mencionei em relação à lista C.

Em relação ao facto de discutir propostas; Não há nenhuma lista que se oponha frontalmente a nenhuma proposta apresentada por outra Lista. Ou, também, nenhuma Lista refere que vai fazer do lugar A uma coisa e a outra refere que para o mesmo local vai fazer algo completamente diferente.
Feito isto, não sei em que medida as propostas possam ser discutidas. Pois, ambas apresentam propostas semelhantes, apesar da superioridade da Lista X neste aspecto. E aí sim, sou o primeiro a dizer que, de facto, as vossas propostas captaram em muito o meu interesse. São propostas inovadoras e interessantes que certamente nao serei o único a achar o mesmo.

Anónimo disse...

"Não julgues portanto a organização interna a partir de um blogue público"

Marta Marta, a sério que essa frase não foi lá muito brilhante, ou então há aqui alguma coisa que não bate certo entre ti e o presidente da lista X que naquela fatídica 6a escreveu assim no seu manifesto anti lista C:"Queres ver trabalho? Compara os blogues e vê quem trabalha e como! Xcamoes.blogspot.com e listaccamoes.blogspot.com.
" Por muito que queiras acreditar naquilo que estás a promover, eu sei que és mais inteligente que isso, e, provavelmente das pessoas mais distintas dessa lista e como tal sabes identificar uma incoerência quando a vês, mas por favor não faças parte dela pois assim também perderás a credibilidade que tens.

Bem haja para ti Marta

Marta Lima disse...

Não vejo incoerência nenhuma. Referia-me aos comentários a título pessoal, não aos posts feitos em nome da lista.
E agradeço o elogio :)

Anónimo disse...

Mas há de facto muitos comentários feitos por pessoas envolvidas na lista que sendo ou não pessoais representam a tua lista e há alguns bastante lamentáveis. Tal como também há alguns bem estruturados que foram concebidos por personagens X, esses já são considerados da lista, agora os que são terríveis vocês limpam-se. Ou são todos ou nenhum. Mas é uma questão de cada um só ver o que quer e quando não interessa vira-se a cara,o que é uma atitude fraca e muito vista, querendo vocês marcar pela diferença têm aí mais uma incoerência.

Marta Lima disse...

Nenhum dos comentários são em nome da lista, todos eles representam pontos de vista individuais, e que podem ou não coincidir com os da lista.
Os posts, por outro lado, são em nome da lista (tirando os que são de opinião, como o da Leandra). Não vejo aqui problema nenhum, a palavra de uma pessoa não é mais do que isso, não representa necessariamente a opinião do grupo.

Anónimo disse...

NÃO TÊM MAIS NADA PARA FAZER? PAREM DE COMENTAR ESTA PORRA DESTE TEXTO E VÃO BRINCAR COM A PILINHA, PÁ.

(E assino em anónimo, só para não destoar :)

Sr. Banana disse...

Caríssimos eleitores, apoiantes da C e da X, amigados das mesmas e trolls

Ao longo deste fim de semana assistimos a uma verborreia de comentários dos mais variados. Como tipo que adora palavras, estive sempre tentado a lançar umas quantas a este palavral infernal (e por este, refiro-me a qualquer espaço de comentários, neste ou noutro post, neste ou no blog da C) mas nunca me atrevi. É que a conversa estava sempre tão parva! Inecessantes críticas pessoais, do mais idiota e troll que existe e que depois, ainda por cima, têm direito de resposta. Eu só pensava, mas esta gente não faz mais nada, num fim de semana tão bonito?
Até que, finalmente, surge algo diferente! O Sérgio consegue enfiar no meio da discussão (e meio leia-se fim)as propostas da lista X! E aí apercebi-me de uma coisa: as pessoas precisam de ter as propostas de uma lista repetidas várias vezes (no blog, nos panfletos, num comentário) para considerarem que "a lista apresentou as suas propostas".
É então que me ponho novamente a pensar. De facto, falámos pouco (não direi "nada" porque seria mentira. O Pedro conseguiu dar uma ideia no final com o comentário da Belinha - a do jornal) das suas propostas. Falámos muito da lista do ano passado. Mas depois lembrei-me "eles é que começaram a falar do cartão, que tinha sido uma ideia deles o ano passado!" E aí começou o número da desgraçadinha da C que está a ser atacada pela X...
Ena Pá Ena Pá, Dinis! Que burro e lento que tu és. Só agora te apercebes da boa estratégia que foi o fazer de vítima. Se virmos bem, a questão do cartão condicionou todo o debate! Todas as perguntas do debate viraram-se para aí. A lista C monopolizou o debate com a questão da lista anterior com o fazer de vítima... Ah, e ainda bem que o Sérgio escreveu as propostas, porque assim já terei que responder numa outra conversa imaginária com a Angélik!
Amigos, sejam felizes, de preferência votem X, mas a votar, que assim é que a gente se entenderá.
E aproveitem esta última meia hora antes do dia da consciência. Parece-me foleiro haver mais comentários depois da meia noite.

Anónimo disse...

Olá, antes das eleições gostava que alguém me explicasse uma coisa que não ficou esclarecida no debate. A lista C não é a lista D vol.II, acredito que não.
Mas por outro lado muitas pessoas que estão este ano na lista C estavam na D o ano passado.
O que é que fez com que passassem a ter uma vontade enorme de melhorar a escola? As férias de Verão? eu não acredito em milagres..

matilde

Anónimo disse...

Matilde , caso não estejas informada , a lista D era constituida por varios elementos , muitos deles que queriam trabalhar , quem te diz que esses mesmos elementos nao se incluem agora na lista C ? E a lista C tem muitas caras novas , com muitas ideias , porque nao dao uma nova oportunidade ? Falam do que nao sabem , tal como a lista x , sei de fonte segura que foram feitas muitas reunioes e discutidas muitas propostas pela lista C , sei tambem , que os tais "que era da lista D e nao querem fazer nada" tem demonstrado um excelente trabalho . Organizar uma campanha daquelas nao se trata apenas de dinheiro(pelo que dizem , quantidades exurbitantes o que é falso) , trata-se tambem de organizacao , pesquisa , conhecimento , vontade , força , potencia e dinamismo . Deixem-se de palhaçadas , a lista C é uma nova lista que proemete dar muito . Era optimo que ganhasse para calar muitas pessoas e para fazer do Camoes um sitio melhor .
Se a X ganhar , os meus sinceros parabens , e espero que haja alguem para meter mao nos ideias e pensamentos egoistas do Sr. Feijó .. E ele que nao peça mais desculpas , estas nao se pedem , evitam-se . Beijoca e boa noite

Li disse...

Eu tentei dar a minha opinião, mas como estou a ver irrito de tal forma alguns membros da lista opositora, que em vez de falarem das suas ideias só criticam as minhas, perdem tempo a corrigir a semântica, e a ofenderem-me!
Tenho muita pena que assim seja, e assim se vê o intelecto de cada um!
Peço desculpa a lista que apoio (X) se deixei alguém ou a própria lista ficar mal, e peço q me digam a mim se o fiz, e não a quem nem sequer tem conhecimento para falar.
E se há coisa de que os apoiantes da lista c não podem falar é de deixar ficar mal a lista, bem se viu no ultimo debate!
Ah e anónimo, meu(a) caro(a) nem vales a pena o esforço! :)
Criticam-me tanto mas ao responder-me, e com um discurso absurdo, sem quaisquer argumentos ou sequer sentido estão a agir como eu, segundo vocês.
Sem mais a acrescentar me despeço.

Anónimo disse...

Quando é que alguém em coragem de dizer ao Pedro Feijó que o Comunismo não resultou na Rússia, nem em lugar algum, e que por isso mesmo não irá resultar no camões ?

De facto ele é mesmo como disse no debate... É um sonhador !

Anónimo disse...

*tem coragem

Anónimo disse...

Pedro Feijó = Pastor

Lista X = Rebanho

(é mais ou menos assim)

João de Matos disse...

Caríssimos (e)leitores,

venho apresentar (mais uma vez) as minhas desculpas. No entanto, há afirmações que não podem permanecer sem resposta, e sentir-me-ía muito mal se não informasse um certo anónimo em relação a determinados assuntos. Rogo-vos uma última vez para que me perdoem pelo comentário fora do cariz político.


Anónimo,

mais uma vez te digo: não me conheces de lado nenhum para julgares conhecer as minhas capacidades e limitações. Como tal, não me poderás nunca chamar ignorante, nem acusar-me de não ser humano. A arte de saber criar um discurso plausível, é, aparentemente, desconhecido pela tua pessoa. Porque tu te limitas a soltar frases, a argumentar sem argumentos.


Bem caro colega, lamento informar-te que "argumentar sem argumentos" é uma figura de estilo (ou recurso expressivo, como preferires), e não um erro crasso. Não sei se estás familiarizado com o paradoxo?
Um paradoxo, explicado por poucas palavras, é uma figura de estilo que consiste em expressar uma ideia (argumentar sem argumentos) que é contrária à da lógica (para alguém argumentar são necessários argumentos).

Disseste "Aprende a escrever, depois podes tentar competir em termos intelectuais com este magnifico anónimo.", pois bem meu caro anónimo, és tão magnífico e soberbo em termos intelectuais, que aparentemente desconhecias que todas as palavras esdrúxulas são acentuadas, e que "magnífico" é uma palavra esdrúxula. E pergunto-te: como é que queres criar uma competição a niveis intelectuais se usas expressões provenientes do calão como "chavalito"?

Disseste também "Não atinges mesmo chavalito, para ti até escrever sem erros é algo inalcançável, quanto mais manter uma conversa racional seja com quem for. Não és racional, não és humano."
Bem, diz a sabedoria popular que "errar é humano", e segundo o teu ponto de vista eu errei mas não sou humano... isso não torna o teu discurso um pouco incoerente?
Quanto ao não conseguir manter uma conversa racional com alguém, pergunto-te: alguma vez mantiveste uma conversa comigo para me julgares racional ou não?

O teu maior problema, caríssimo anónimo, é escreveres sobre mim à base de preconceitos, de ideias pré-fabricadas, quando na verdade me desconheces.
Não te cabe a ti o meu julgamento, não te cabe a ti a decisão do eu ser ou não humano, mas às autoridades competentes. E lamento informar-te de que não és uma autoridade, e muito menos és competente.

Mas há algo no teu discurso que eu consigo aproveitar e que subscrevo: "mas quem sou eu senão alguém que só argumenta sem argumentos?". Não sei, e muito sinceramente, não tenciono saber. Por isso respondo à tua afirmação "Cultiva-te rapazinho e quando achares que és capaz vem aqui e aí dir-te-ei quem sou..." dizendo que agradeço tal proposta, mas não. Não te quero conhecer, pois tenho medo que sejas alguém que admire, e que irei deixar de admirar. Tenho medo que sejas aguém em quem eu confio. Tenho medo de muitas coisas, mas sobretudo de te conhecer (talvez porque sou mariquinhas ao ponto de não votar C). E penso que, no rumo que as coisas tomaram, saber quem tu és seria algo devastador para a minha pessoa.

Nada mais te tenho a dizer.

Saudações cordiais a todos os (e)leitores,

João de Matos


P.S. - Força -Li! Não vi no teu discurso nenhum erro, e subscrevo tudo o que disseste. Espero que os teus bons olhos atentos continuem a parar por estas zonas...

Anónimo disse...

Depois de escrever tantos disparates a dona li tem aqui uma patética tentativa de redenção
Li tu que andas por aqui a profetizar banalidades acabaste ridicularizada no teu joguinho sujo do insulto,e se o objectivo era dares a tua opinião devias tê-lo feito sem piadolas ridículas(posso citar algumas) e erros na escrita(posso citar alguns).
O teu ego foi assassinado, resta-te pedir desculpas, gesto bonito que chega tarde. Recorreste a estas técnicas que devem resultar com os teus amiguinhos limitados como tu, aqui acabaste dizimada.
Se quisesses ter um certo nível terias evitado muita estupidez que aqui publicaste. Tenta crescer um pouco, e se pensas que irritas alguém estás enganada, pelo contrário, tu só me concedeste momentos de pura diversão, foi delicioso tentar adivinhar qual seria o teu próximo disparate. Parece que finalmente os disparates acabaram. Se deus existir e for bondoso jamais recomeçarão...

Anónimo disse...

Para mim e para todo o ser com a miníma inteligencia, o dinheiro é muito mais importante do que o trabalho.
O trabalho por si só não chega.
Se a Lista C tem dinheiro conseguirá comprar o trabalho e trabalhar em prol do Camões.
(só mesmo os comunas é que não entendem estas cenas, escrevendo cartas ridiculas)

anonimo disse...

Gostaria de conhecer a Li pessoalmente só para lhe dizer: Acorda para a Vida!!!

Li disse...

Pedir desculpas não é a ti de certeza anónimo, e repara, não retiro nada do que disse, dei a minha opinião nua e crua, o que pelos vistos custa ouvir!
Tentativa de redenção? Apenas já estou farta é de te dar conversa, farta de ignorantes estou eu!
Agora se te respeitas, cala-te um bocado e vai brincar a outra coisa que não ofender pessoas, pq só faz transparecer uma figura patética da tua parte.
Queres falar, dá a cara, não fales na sombra, é muito fácil só dizer porcaria e sermos anónimos, não temos de enfrentar ninguém!
O que eu disse são as verdades, agora posso é ter sido muito brusca, e ai até podes criticar, mas agora se fazes desta eleição uma fantochada só passas para as pessoas uma má imagem da tua lista. Eu levo isto a sério, e como tal não se trata de saber o q o Sr. Anónimo, no seu covarde anonimato vai escrever a seguir, trata-se de debater ideias, não critica-las!
Se ainda tens um pingo de vergonha cala-te um bocado, já te estas a tornar deveras enfadonho!

Li disse...

Com todo o gosto, só tens de deixar de ser anónimo e eu vou ter contigo e digo-te: Finalmente há homem\mulher!

Peço desculpa á lista por este comentário!

Anónimo disse...

"Porque tu te limitas a soltar frases, a argumentar sem argumentos. "
Soltar frases e argumentar não são sinónimos; logo isso é um tremendo disparate. Se eu disser :
Hoje é 2a feira.
Estou a soltar uma frase e não a argumentar.
argumento - s.m. -indício; prova; raciocínio destinado a provar ou a refutar determinada tese.
Não há aqui soltar frases nem em nenhum dicionário credível.

Continuando, tu podes enfeitar as parvoices que dizes com figuras de estilo à vontade, mas se não houver qualquer conteúdo o que estás a fazer são erros crassos e de facto a ser incoerente, mas aparentemente como tu não fazes muito sentido dizes que estás a ser paradoxal. Primeiro querias saber quem sou e agora já não queres, mais um paradoxo, falas mal do calão e depois usas ditados populares, ui, mais um....
Posso deixar-te aqui um paradoxo matemático para te deixar a pensar um pouco, e este faz mesmo sentido e até se aplica a ti portanto és capaz de o perceber

Dentro de um intervalo finito cabe o infinito(por exemplo entre um e dois, cabem infinitos números decimais )
Transpondo isto para ti posso dizer que dentro dessa cabeça, que é finita cabe uma infinita quantidade de estupidez.


Quanto a subscreveres tudo o que a Li disse, bem isso fala por si e só é mais triste para ti

E assim este magnífico anónimo continua no camino para a glória enquanto tu és uma suprema contradição. Até tentaste, mas não atingiste.

Anónimo disse...

Não dou o meu nome porque o João de Matos me pediu. Mas se ele te subscrever de novo, aí ficarei na dúvida com tudo aquilo dos paradoxos
aiai não sei o que fazer, se sou tão covvvarde, não devo, não te darei tal prazer....Já me chega levar com fanáticas como tu aqui, agora ser perseguido na escola, não tenho estômago para tal...

DSB disse...

Gosto do facto da Li estar a dizer que este genial anonimo é enfadonho pois é claramente ele que da alegria a este blog.

Se nao tens estaleca para tal poder, desite com a pouca dignidade que te sobra ;)

Li disse...

Não, era só para olhar para ti e lamentar existir pessoa tão triste naquela escola!
A sério, muito honestamente, tenho imensa pena tua... Não sei qual é o teu trauma, também não o quero saber, mas agora POR FAVOR, ESTOU DESESPERADA, peço-te que te cales!!!! POR FAVOR!

Anónimo disse...

alguem está a perder as estribeiras e a escrever em CAPS LOCK e não é o anónimo....

uhhhhhhhhhhh

Anónimo disse...

-Li, nao sei quem tu és, mas ficas muito aquem desde magnifico anónimo, por favor fecha essa matraca que só te estás a enterrar a ti e à tua lista.

Quanto a este anónimo, os meus parabéns, e um génio

oh oh oh

Li disse...

É o meu desespero, e para acentuar melhor o pedido, visto que não se leu bem à primeira! Daqui a pouco tenho de pôr o cerebro a soro!
Vamos lá mas é debater ideias e não falar deste ou daquele, já estou enjoada...
E isso do caps lock agora está na moda ;)!

Mais uma vez desculpa à lista!

Li disse...

Estou a ver que já me têm um ódio de estimação!
Uhhh

E mais uma vez repito: Isto são opiniões estritamente MINHAS!

Li disse...

LOL
A sério... Têm de parar com o complo!
São tão insignificante que me caiem logo três pessoas em cima!
Ahahahah
Obrigada por estes momentos tão engraçados!

Mas agora foquem-se em debater e não odiar-me!

Li disse...

Sou*

DSB disse...

Antes de expores uma opiniao tua nao tens que pedir uma autorizaçao ao teu nucleo? Ai ai, menina feia que anda a infrigir regras...

Anónimo disse...

Obrigado =)

Anónimo disse...

smells like desperation

Anónimo disse...

Noto que pedir desculpa já se torna um hábito na Lista X.

Acho que está na altura de se deixarem de desculpas, pois estas evitam-se. Mas continuem, acho que estao num bom caminho!

Anónimo disse...

"X está-te nos genes"
E nos genes da lista X está o eterno recuro ao disparate e, consequentemente aos pedidos de desculpa

Li disse...

É mesmo desespero meu amigo, já não aguento de tanto zumbido!
Para atenuar o vosso degredo eu já nem vos respondo mais, não valem o esforço...
Obrigada, no entanto, pelas gargalhadas proporcionadas!
Um beijinho para cada um dos anónimos fofinhos! ;)

Anónimo disse...

*recurso

ai que com os nervos já nem escrevo direito

Bombardeamento verbal

DSB disse...

Somos fofinhos, bonitos e com um rabo bom. Hell yeah!

Anónimo disse...

Olha a Lizinha finalmente vai se calar... Aleluia.
Afinal Deus exise mesmo !

Anónimo disse...

É que se esivesses calada não dirias tanta trampa.. assim estás bem.
Li tu calada és poeta.
Pareces Camões ahah

Anónimo disse...

Ah ah ah!
Estes anónimos só balbuciam porcaria!
Não têm argumentos então toca de ofender... Que tristeza!
Força -Li, força João e força Diogo!
Eles já partiram para a irracionalidade!
Muito sinceramente era apoiante da C, como caloiro que sou, mas depois deste belo exemplo de como se perde votos por parte desta mesma lista, a minha confiança esta toda na X!
A -Li ao menos apresentou as ideias e não ofendeu ninguém, já a C, para além de não aceitar a tão falada "liberdade de expressão" ainda desceu muito baixo!

VT

DSB disse...

O VT é tao fake...

Anónimo disse...

Retribuo a beijoca, sei que sou o teu anónimo favorito, o outro também é engraçado, mas falta-lhe aquele glow

Se analisarmos bem estamos aqui todos para te divertir porque sozinha não tens lá muita piada

Anónimo disse...

Porque é que o que vocês falam é liberdade de expressão e o que nós falamos é "descer muito baixo"?

Meu amigo, quem diz o que quer ouve o que não quer !

DSB disse...

A Li é o VT, nem fake sabes ser, antes de apagares o comentario vi te a faze-lo com o teu blogger ligado.


LAME

Anónimo disse...

Um sítio que supostamente era para debater ideias tornou-se num antro de preconceitos e de julgamentos ridículos.

O Pedro Feijó quer instalar o comunismo na escola!!1!1 não votem X porque os ideais são comunas!1@##!@!21

Realmente há quem não tenha mesmo mais nada que criticar, talvez porque não haja mesmo nada para criticar.

Isto sim são ataques, não são criticas, são ataques sem qualquer fundamento e como tal lista X, contem com o meu voto.

Anónimo 2

By the way, com os recentes posts tenho também a informar que não me faço passar pela Leandra.

Anónimo disse...

Para tua informaçao vou votar em branco...
Portanto mais uma vez perdeste uma boa oportunidades para estares bem caladinho .

Anónimo disse...

E não entendo porque vejo tantas vezes Pedro Feijó em vez de Lista X.
Se calhar é porque são uma lista muito unida lol

Anónimo disse...

Não entendo porque vejo tantas vezes Pedro Feijó em vez de Lisa X.
Se calhar é por serem uma lista muito unida loool

Anónimo disse...

Bem pelo contrario. Estou tudo menos obcecado pelo tempo do comunismo.
Até porque toda a gente sabe que isso nunca resultou, nem nunca irá resultar.

Anónimo disse...

E anonimo voces basicamente não sabem porque pertencem à lista X. Apenas sabem que Não gostam da lista C. Parece-me que tem uma ideia pre-definida errada...

Vitor T. disse...

Já que não se pode manter o anonimato, ou antes, porque a leandra se enganou, eu tomo responsabilidade por tudo o que aqui escrevi!
Não foi fake, foi parva, só isso!
Tem de controlar os comentarios, isto assim descamba tudo!

Anónimo disse...

oh anoninmo viciado em comunismo assina como anonimo 3, porque eu sou o anonimo 1º

Anónimo disse...

Não resultou? Bem...

Eu discordo completamente do comunismo dado que na minha opinião é totalmente utópico mas não é o facto de discordar que me impede afirmar que "resultou" de diferentes maneiras tanto na URSS como na China. E falo a nível de desenvolvimento económico etc.

Agora pergunto-me o que é que tem o Comunismo a ver com a Associação de Estudantes 2009/2010 do Liceu Camões?! Exacto, nada!

Anónimo 2

Anónimo disse...

E eu sou o anonimo dois...

simaraoptor disse...

Anónimo, quanto à tua conversa com o João, só te tenho a dizer que vi muita gabarolice de seres superior, sem provas disso. É lamentável que a fama supere o mérito.

Vitor T. disse...

Oh, vamos lá ter cuidado, e não me chamar pa conversa, queres falas cmg pessoalmente na escola!
Gosto cá pouco de confusões, por isso e que ia ser um anónimo qualquer...
Agora deixem-me la em paz e façam a vossa vida sem me incomodar!

Li disse...

Deixa Vitor, não valem o esforço!

Anónimo 2 disse...

"E anonimo voces basicamente não sabem porque pertencem à lista X. Apenas sabem que Não gostam da lista C. Parece-me que tem uma ideia pre-definida errada..."

3 motivos simples para votar X:
- Propostas coerentes, exequíveis e dinâmicas.
- Trabalho apresentado tanto este ano como nos anos anteriores.
- Representatividade, algo que a lista C não tem porque não quis ter, se a lista C estivesse de facto interessada em mudar a escola e em trabalhar com e para os alunos tinha criado uma lista para concorrer ao conselho geral, algo que não fizeram, porque não quiseram.

Anónimo 2

Anónimo 2 disse...

"E anonimo voces basicamente não sabem porque pertencem à lista X. Apenas sabem que Não gostam da lista C. Parece-me que tem uma ideia pre-definida errada..."

3 motivos simples para votar X:
- Propostas coerentes, exequíveis e dinâmicas.
- Trabalho apresentado tanto este ano como nos anos anteriores.
- Representatividade, algo que a lista C não tem porque não quis ter, se a lista C estivesse de facto interessada em mudar a escola e em trabalhar com e para os alunos tinha criado uma lista para concorrer ao conselho geral, algo que não fizeram, porque não quiseram.

Anónimo 2

Anónimo disse...

Como tinha pedido, gostava que tanto neste blogue como no da Lista C debatessem as propostas, pois só assim é que os alunos poderão votar conscientemente, julgo eu. Ofenderem-se só irá transmitir uma má imagem a ambas as listas.

Estão claramente a descambar para o ridículo e a ofenderem-se mutuamente sem qualquer fundamento.

E queria que ficasse bem claro que pessoas que aqui postam ofendendo membros da Lista X não têm obrigatoriamente que apoiar a C, aliás, nunca em momento algum lhes foi transmitida essa ideia pela Lista C.

Quanto ao facto de eu não conseguir controlar o que neste blogue é dito, não se irá reflectir de todo o que se passará com a Associação de Estudantes caso a Lista C ganhe.

Trata-se de um espaço público em que cada um é livre de dizer o que quer.
Posso discordar com o que é dito, mas controlar é impossivel. Apenas tento apelar ao bom senso de cada um.

João Garrett

Jordann Fel. disse...

Comecei a ler os 10 primeiros comentários, e não aguentei... Tive de escrever já um comentário sobre todas essas acusações que bombardeiam a lista X. Simplismente sinto muito ofendido, por ser chamado de cordelinho. Sinto-me totalmente invadido e desrespeitado por ter uma opinião e escolha diferente à lista C.
Eu sou ainda novo na escola entrei para o 10º ano, e a razão pela minha escolha foi que a lista X foi a única a mostrar movimento e defender todos os meus ideais. Sinto muito se a vossa lista só começou a mexer o rabo ( desculpe a expressão) poucos dias antes da campanha. E mesmo assim apenas "pagaram" tudo. " É tão comodo ser menor " essa é uma frase que rapidamente aplica-se ao vosso caso : É muito mais fácil encomendar tudo, é muito fácil esperar os outros para conseguir saber como se faz. É realmente muito fácil ser menor e apenas ficar como vítimas. Mas a lista X fez muito mais que isso, tudo o que foi feito na campanha, custou, mas não foi dinheiro, foi suor, foi trabalho duro e grande força de vontade. Eu Jordann Fel. tenho o orgulho em falar que a minha lista fez de tudo para conseguir dar um camões melhor para todos. Que a minha lista ajuda todos e que tem uma grande força de vontade e empenho. Tenho muito orgulho em dizer : EU pertenço à lista X !
( peço desculpas pelos erros de orotgrafia, mas tive de escrever rápido).

João de Matos disse...

Caríssimos,

deparamo-nos hoje com a data tão esperada: o dia da eleição. Esperamos os resultados da mesma ansiosamente, espero. Independentemente de quem ganhe, espero ver ao longo deste ano um Camões que possa ser modelo de bom funcionamento e de democracia (tanto mais quanto lhe for possível)para todas as escolas do país.

Ao anónimo,
não sei quantas vezes mais te tenho de explicar que "argumentar sem argumentos" se trata de um recurso expressivo...só mais uma vez, para ver se o compreendes: "argumentar sem argumentos" é um paradoxo.
É engraçado reparar na forma como deturpas o que digo. Não podes simplesmente pegar numa palavra e mostrar o seu significado se essa mesma estiver disposta numa construção frásica, cuja compreensão será apenas realizada pela frase no seu todo, e não num bocado apenas. Muito menos tratando-se de uma figura de estilo. Por exemplo: "para que fosses nosso, ó mar!" (Fernando Pessoa). Não podes pegar na palavra "mar" e explicitar o seu significado, sem reconheceres todos as figuras de estilo presentes no poema. É óbvio que ninguém pode possuir o mar: tens de ter em conta a metáfora.
Dessa mesma forma, o paradoxo em "argumentar sem argumentos" transforma o sentido do verbo presente nessa afirmação, alterando o seu significado inicial para o mais oposto possível. Assim, argumentar não pode ser explicitado da forma como tu o fizeste: é um erro de interpretação.
Idem para "soltar frases". Tenta, por favor, tenta compreender metáforas, e depois tenta dirigir-te a alguém.

E sabes que mais? Enfeito, sim, a maioria do que escrevo com figuras de estilo. Porquê? Porque acredito no poder das mesmas.
Quanto à coerência do meu discurso, é normal que não o onsideres coerente, se, preconceituoso como transpareces ser, levas à partida uma ideia pré-formada de que ele assim o é.
Disseste: "Primeiro querias saber quem sou e agora já não queres,...falas mal do calão e depois usas ditados populares".
1º- Dizia o nosso patrono "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Um dia de reflexão foi o suficiente para perceber como não te quero conhecer.
2º- Em relação ao falar mal do calão e usar ditados populares: meu amigo, se consideras que o valor da sabedoria do nosso povo é igualável ao calão, então vejo-te num mau caminho para a cidadania... Como te atreves a comparar (acho isto escandaloso!) a sabedoria transmitida de geração em geração, ao uso incorrecto da Língua Portuguesa?!

Bem, caríssimo anónimo, continua tu, lá nesse suposto caminho para a glória, que eu fico-me pela humildade, pelo caminho dos sábios.

Parabéns por esse maravilhoso recital de ideias não só insultuosas como também preconceituosas,

saudações cordiais,

João de Matos

P.S. - Espero que todos tenham votado conscientemente! ;)

Sr. Banana disse...

"Quanto ao facto de eu não conseguir controlar o que neste blogue é dito, não se irá reflectir de todo o que se passará com a Associação de Estudantes caso a Lista C ganhe." Garrett, podes explicar melhor esta frase?
Isto não é um ataque pessoal!! Queria só perceber melhor esta frase, que me parece um pouco dúbia, que dá uma leitura um pouco esquisita...