Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

domingo, 22 de novembro de 2009

Eleição dos representantes dos alunos nos órgãos escolares - por Sérgio Rocheteau 12ºG

Como sabem, os alunos têm o direito, e o dever, de eleger os seus representantes em 2 dos órgãos mais importantes da escolas. São eles o Conselho Geral e o Conselho Pedagógico. É fulcral, e do interesse de todos nós alunos, que haja uma boa articulação e diálogo, quer entre os nossos representantes nestes órgãos, quer entre estes e a Associação de Estudantes.

Conselho Geral
A eleição dos representantes dos alunos no Conselho Geral, foi no passado dia 4 de Novembro. Esta eleição é feita através de votação de todos os estudantes, e qualquer grupo de 4 alunos que recolha um número simbólico de assinaturas, pode formar uma lista para concorrer a este órgão. É aqui que são tomadas decisões tão importantes como a eleição e destituição do director da escola, aprovação e alteração do regulamente interno, aprovar o plano anual de actividades, e definir as linhas de orientação do orçamento, e do funcionamento da escola. É portanto um lugar onde temos de ter uma representação dos alunos, que defenda os direitos dos mesmos e não prescinda de lutar pela melhoria da escola.

Conselho Pedagógico
A eleição do nosso representante, e pela primeira vez, de um co-representante, foi feita também ela no passado dia 4. São eleitos em Assembleia de Delegados de Turma, sendo que apenas os delegados têm poder de voto. É elegível qualquer delegado de turma que esteja disposto a candidatar-se. É um órgão também bastante importante, pois tem representantes de todos Departamentos (Línguas, Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Ciências Experimentais e Expressão), como também dos vários coordenadores de projectos decorrentes na escola. Reúne uma vez por mês e faz o ponto de situação das várias disciplinas, equacionando a melhor hipótese de ultrapassar as dificuldades encontradas pelos alunos por exemplo. Acompanha e articula o Projecto Educativo com o Plano Anual de Actividades pelo que temos de ter a certeza que os alunos da Escola têm um voz sonante neste Conselho.

Qualquer outra dúvida que tenham sobre este dois órgãos, podem consultar o regulamento interno no site da escola.


Concluo sublinhando uma vez mais que é muito importante haver comunicação entre os representantes dos alunos e Associação de Estudantes, e é por isso que a lista X se apresentou como uma representação dos alunos junto destes órgãos, e foram eleitos tanto no Conselho Geral (Ana Gonçalves, José Pereira, Rita Pinto e Sérgio Rocheteau) como no Conselho Pedagógico ( Rita Júlio e Pedro Feijó).

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Sérgio pelo post informativo.

Pode ser que isto ajude muita gente a perceber onde é que a lista X já está e com que representatividade. Porque é algo que distingue as 2 listas, uma já tem representação e a outra não.

Diogo

Anónimo disse...

Parabéns Diogo por sintetizares aquilo que foi dito pelo Sérgio Rocheteau.
Mas aqui diz: "Deixar o seu comentário" e não: Deixar a sua síntese

Parabéns senhor repete

Anónimo disse...

Vou tentar ser mais simpático se não te esforçares tanto para ser irritante, mas o que eu fiz foi de facto um comentário.

Congratular alguém pelo seu bom trabalho é um comentário.

Se quiseres mesmo discutir alguma coisa relevante para o tópico então força, sou o primeiro a incentivar-te mas se vens para aqui apenas para tentares ser irritante (repara no verbo tentar) não vale mesmo a pena.

Diogo