Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

DNAEESB - Comunicação Social

O Encontro Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (ENAEESB) é realizado anualmente há vários anos e tem uma grande expressão junto do Movimento Associativo Estudantil e vem nos últimos anos a aumentar a sua influência e a potenciar a organização do movimento associativo dos estudantes. A Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB) é eleita neste encontro, que se realizou o ano lectivo passado no dia 14 de Fevereiro de 2009 no Seixal, estando marcado este ano lectivo para o dia 20 de Fevereiro na Escola Secundária Gil Vicente em Lisboa. A DNAEESB tem hoje contacto com largas dezenas de Associações de Estudantes de todo o país como demonstra a expressão nacional e de massas dos dias nacionais de luta por ela convocados, no ano passado foram mais de 70.000 os estudantes e este ano foram já muitas as lutas nas escolas tendo como ponto máximo o passado dia 4 de Fevereiro.
O dia de Luta Nacional dos estudantes do ensino Secundário e básico no passado dia 4 marcado pela Delegação teve uma expressão de massas enorme e levou às ruas do nosso país mais de 30.000 estudantes. Quem está nas escolas e quem passou pelos mais de 80 concelhos abrangidos por acções de luta deu certamente por isso.

Ainda assim vimos aqui afirmar que o tratamento dado por alguns órgãos de comunicação social à luta dos estudantes foi a nosso ver de muito pouco qualidade jornalística e desrespeitador dos estudantes que exerceram o seu livre direito de protesto e manifestação pelas razões que consideram justas. Assinalar:

1- O silenciamento da expressão de massas que este dia teve com mais de 30.000 estudantes contabilizados em muitas dezenas de protestos e manifestações, bem como a sua expressão nacional que abrangeu a larga maioria dos distritos do país e ainda os Açores. Como é explícito da tabela que enviamos com a soma de todas as lutas por região e as fotos que chegaram à DNAEESB
2- O desrespeito pelos estudantes e o inqualificável questionamento feito quanto aos números pela DNAEESB lançados. Infantilizando o Movimento Associativo Estudantil e os estudantes, ignorando a sua importância e o nível de discussão e organização que possuem. Informando apenas de uma pequena parte dos protestos e concluindo portanto que o dia de luta seria um fracasso. Pelo contrário: foi um sucesso. A nosso ver, dos mais de 30.000 que nele participaram e dos muitos outros milhares de estudantes que não puderam participar por variadas razões mas que estão com esta luta.
3- A ideia por vezes difundida de que as acções de protesto pelos estudantes desenvolvidas seriam ilegais e que as manifestações não estariam “autorizadas”. Clarificar que o direito à manifestação está consagrado na Constituição da República Portuguesa no Artigo 45.º e não prevê qualquer autorização. Nenhum dos protestos foi portanto ilegal.
4- O silenciamento em vários órgãos de comunicação social dos ataques à liberdade e direitos democráticos dos estudantes, já denunciados pela DNAEESB. Tendo mesmo chegado ao ponto de perante um claro ataque ao direito de manifestação e protesto pôr-se do lado de quem oprime como se os estudantes estivessem a cometer um crime em lutar pelo que acham justo.
5- A manipulação da realidade para passar a ideia de que os estudantes protestam profundamente inconscientes das suas reivindicações. Dando maior destaque nos meios de comunicação social aos estudantes que não foram capazes de explicar as razões que os levaram e levam a protestar, enquanto que os que conseguiram ficaram para segundo plano. Lembrar que não é qualquer pessoa, criança, jovem ou adulto, que perante uma câmara de televisão consegue transmitir o que pensa através de um discurso claro e coerente. Pensemos quantas pessoas instruídas e inteligentes teriam dificuldades em elaborar um discurso claro e coerente com uma câmara de televisão apontada a si. Um jovem no meio de uma manifestação de 14 ou 16 anos não é diferente.

Esperamos que no futuro os órgãos de comunicação social relatem os factos com rigor e exactidão e os interpretem com honestidade. Pois os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. Esperamos que a distinção entre notícia e opinião fique bem clara aos olhos do público. (partes do Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses)


Respeitosamente,
A Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico

(Recebido via e-mail)

A AE Camões irá estar presente no ENAEESB votando e participando de acordo com as posições políticas tomadas pelos estudantes do Camões na sequência da última RGA.
Chamamos também a atenção para o abaixo-assinado que a DNAEESB lançou recentemente e que pode ser visto em http://dnaeesb.blogspot.com/. Se concordas com ele imprime-o e passa-o pelos teus amigos!

Fiquem bem ;)

Sem comentários: