Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Resposta às propostas da 1ª Reunião Geral de Alunos

Para além de ter dado resposta às críticas da Caixa de Sugestões, a Direcção já se pronunciou quanto às propostas decorrentes da 1ª Reunião Geral de Alunos.

Quanto à estadia no espaço em frente à escola e no Jardim das Flores, a Direcção apresenta uma resposta mista - sim, podemos ficar no espaço em frente à escola; mas não podemos permanecer no Jardim das Flores, porque este, provavelmente, definharia mais rapidamente (o clima em nada tem ajudado...).

Image and video hosting by TinyPic

A criação de um quadro de honra será debatida em Conselho Geral, para melhor decidir a estratégia inerente ao seu regresso.

Continuará a ser preciso passar o cartão para aceder aos serviços da escola. Apesar da Direcção compreender as nossas queixas, sobrepõe-se a necessidade de segurança dentro do espaço escolar. Ainda assim, com as obras que se iniciarão brevemente deverá passar a haver um novo sistema de entrada e saída, pelo que a situação só se manterá durante alguns meses.

Image and video hosting by TinyPic

Quanto às restantes propostas, de cariz mais político, a Direcção demonstrou especial interesse pela questão das câmaras de vigilância, garantindo um debate entre as várias partes interessadas (Direcção, alunos, Parque Escolar...) para se definir os pormenores da instalação - que, infelizmente, deverá ser obrigatória.

Dia 17 de Março haverá mais uma Reunião Geral de Alunos. Como sempre, contamos com a tua presença e com a tua opinião!

3 comentários:

Filipe G. Ramos disse...

(...) "que, infelizmente, deverá ser obrigatória."

Porquê infelizmente? Tudo o que possa beneficiar e aumentar a segurança deve ser bem recebido.
Além do mais, o circuito de imagens possivelmente será interno e a sua visualização pode ser "legislada" em regulamento. É uma questão de acautelarem a privacidade e fazerem uso das imagens em termos especificos.

Anónimo disse...

Discordo totalmente de ti. Aumenta a nossa segurança? A mim parece-me antes que nos tira liberdade. E privacidade.
E quão "interno" pode o circuito ser numa comunidade tão pequena?
Segundo esse argumento, porque não filmar as aulas? E os balneários e casas-de-banho? E todas as ruas de ^Lx? Se o orçamento fosse reduzido, fá-lo-iamos?
Sugiro que leias o "1984" de george Orwell, é um livro muito fixe ;)

De qualquer forma o "infelizmente" não foi decidido pela pessoa que escreveu o post, foi votado por todos os alunos que o quiseram fazer na sequência da RGA. Podes ver mais infos em posts anteriores.

Aparece na RGA esta 4ª!

cumps,
P. Feijo

Filipe G. Ramos disse...

Pedro, creio que me entendeste bem.
Além do mais eu fiz questão de referir a possibilidade e o dever de se acautelar a privacidade. Evidentemente, e deves saber isso tão bem como eu, essas filmagens que referes (de balneários, etc) são praticamente impossíveis. Existe um organismo competente, a Comissão Nacional de Protecção de Dados, que zela pelos nossos direitos a cada dia que passa, neste mundo cada vez mais virtualmente perigoso. A CNPD define, consoante os pedidos de autorização, o que pode ser gravado/fotografado/armazenado, com regras que, e digo-te por experiência própria, são por vezes excessivas, mas compreensíveis.

Em relação ao Orwell, conheço a obra e também já vi o filme: creio que o tenhas sugerido em tom irónico, porque a civilização Big Brother ainda está a uns (largos) passos da nossa.

Eu citei o "infelizmente" por mera contextualização, até porque nem sei quem escreveu o post. Mas nada contra. :)

Obrigado pelo convite. Talvez apareça. ;)