Envia o teu numero de telefone e ano escolar para aecamoes@gmail.com e entra na Rede da AE. Participa connosco e ajuda-nos a melhorar o Camoes.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Tertúlia


Na próxima quarta-feira, dia 27 de Janeiro às 17h, quando se assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a ReAJ-Rede Jovem da Amnistia Internacional Portugal (http://amnistia-internacional.pt/) está a promover uma tertúlia que pretende recordar um dos piores genocídios da Humanidade. Dedicada à Propaganda Nazi e à forma como esta contribuiu para o Holocausto, a iniciativa contará com a presença de Maria Ângela Pires, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Amnistia Internacional, Ana Monteiro, da Direcção da AI Portugal e Mariana Belo, da ReAJ.

A tertúlia decorrerá no auditório do Liceu. Aparece!

4 comentários:

Gonçalo Borges 12ºJ disse...

Apesar de ser uma excelente ideia, o que se via mais era mesmo a propaganda nazi, até porque a minha turma, supra referida, e eu, andámos o dia todo a "mandar vir" com a propaganda Nazi que havia pela escola, ao que os continúos retorquiam "não é nada nazi, ela está feliz!"...
A explicação da presença daquelas imagens é que foi pouco divulgada (só me apercebi umas horas depois quando alguém reparou no cartaz, aqui exposto, e o mencionou).

Os meus maiores cumprimentos, G.

Marta Lima disse...

Pois, o objectivo era mesmo criar essa desconfiança, para quando os cartazes explicativos, como o que aqui está, fossem colados a reacção fosse algo como: "aaahh! estava a ver que tinham andado a fazer propaganda nazi!!". Nunca faríamos tal coisa! Aliás, em nenhum dos cartazes se via uma suástica, preocupação que tivemos na ReAJ - o objectivo era ser sugestivo de forma a que se percebesse, mas nunca explícito.


A tertúlia correu tão bem que tanto as pessoas que foram assistir, como as pessoas da Amnistia ficaram com vontade de fazer mais, sobre outros temas, se possível com alguma regularidade.
Os direitos humanos merecem a nossa atenção e preocupação, por isso acho que seria óptimo se fosse possível!

Marta Lima

Gonçalo Borges disse...

Obviamente subscrevo o que dizes, mas após o sentimentoo de "revolta" (?) devido à propaganda nazi, a explicação teve pouco impacto... foi um "ah, ainda bem..." em vez de um "AAHHHHH!" pecebes o que quero dizer?
Eu sei que o debate (acho que foi um debate, não sei, estou mal informado quanto a isso) correu bastante bem, até porque nos foi mencionado pela Professora Cristina Duarte.
Não estou aqui a tentar dizer-vos o que fazer ("vos" A.E.), estou apenas a explanar a minha reacção.

P.S. - Como breve àparte queria só dizer que não tive nada a ver com os posts no vosso blog de AP-FC, nem tenho nada contra a vossa turma. Este tema será resolvido em sede própria, e já chega de falar nele (vi ao bocado o teu post).

Um abraço, Gonçalo Borges.

Marta Lima disse...

Sim, claro, percebo e agradeço o "feedback", é muito importante ;). Não queria era que ficasse algum tipo de dúvidas.
Era uma tertúlia, ou seja, uma espécie de conversa entre todos os presentes.


p.s.- sim, tudo bem. já agora, não penses que os comentários foram particularizados, não foram. estive quase para não te responder ao "p.s.", não vale a pena continuar a falar deste assunto.


Abraço,
Marta Lima